• Cuiabá, 15 de Janeiro - 2026 00:00:00

Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural

  • Em Geral
  • Hoje às 14:10

Da Redação

"Equipes do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) e do Batalhão de Operações Especiais (Bope) apreenderam, na quarta-feira (14/1), diversos equipamentos utilizados em um garimpo ilegal, na zona rural do município de Nossa Senhora do Livramento. Um homem, de 52 anos, foi conduzido em flagrante por crime ambiental" - informa a PMMT.

Via Comunicação, pontua ainda que: 

Os policiais militares foram informados pela Agência Local de Inteligência do Batalhão Ambiental sobre a suspeita de extração irregular de minério na Comunidade Pirapora. Diante da denúncia, as equipes intensificaram o policiamento na zona rural do município e se deslocaram até o local indicado para averiguação.

Durante a ação, os militares identificaram diversos indivíduos que fugiram em direção à área de mata. No entanto, as equipes conseguiram abordar o suspeito, apontado como proprietário do terreno. Questionado sobre a denúncia, o homem informou não possuir autorização dos órgãos competentes para a extração de minério nem para o desmatamento da área.

Em rondas a pé e com apoio de drone, os policiais militares flagraram parte da área degrada e acampamentos improvisados, que eram utilizados pelos garimpeiros. As equipes recolheram moto bombas, equipamentos de dragagem, geradores de energia, galões com combustível, equipamentos de internet, itens de mineração e máquinas pesadas como tratores. 

Diante dos fatos e do difícil acesso à região, foram assinados termos de inutilização para os equipamentos de grande porte e de difícil transporte, enquanto os equipamentos de fácil remoção, foram encaminhados à delegacia para registro do boletim de ocorrência.

Serviço/Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Com Wellyngton Souza/Comunicação/PMMT




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: