Da Redação
O prefeito Kalil Baracat e o secretário Municipal de Saúde, Gonçalo Aparecido de Barros, assinaram, nesta semana, Ordem de Serviço para início de construção de mais duas Unidades Básicas de Saúde, a serem construídas nos bairros Jardim Maringá I e São Mateus II.
A gestão destaca que "as unidades estão orçadas no valor de R$ 1 milhão e serão construídas por meio de recursos próprios".
O prefeito lembrou que mesmo no cenário de "aperto de cinto" na economia do país, o município tem assegurado avanços. Assim, ele também prometeu ampliar investimentos na Saúde sobre o exercício 2023.
Em tempo, nos bastidores da política de VG, o nome de Kalil já é apontado como "forte candidato à reeleição".
Veja mais informações, conforme o Executivo municipal:
Kalil assegurou que a saúde, assim como o saneamento básico, são as principais prioridades de sua gestão. Para ele, saneamento e saúde são indissociáveis, de modo que paralelo ao maior investimento da história da água em Várzea Grande que está sendo feito pela Prefeitura, é necessário fortalecer a atenção básica, secundária e terciária.
“Temos 22 Unidades Básicas de Saúde, vamos construir, mais estas duas unidades e até o final do meu mandato a perspectiva é de que mais 5 sejam edificadas em bairros que ainda não possuem cobertura da Atenção Primária à Saúde. A nossa intenção com isso é que o cidadão seja atendido em suas necessidades básicas em saúde, mais próximo de suas casas. A Atenção Básica resolve muitos problemas de saúde do cidadão e também com os serviços de saúde preventiva, evita-se agravamento de doenças, como diabetes, hipertensão, doenças estas que são tratadas nas unidades básicas e também com a dispensação de medicamentos. Para que estas doenças não se agravem é importante o cidadão frequentar as Unidades Básicas de Saúde, que possuem programas específicos de acompanhamento diário destas doenças, e de outras preveníveis o seu agravamento”, disse o prefeito.
O secretário municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, comemorou junto ao prefeito que o Ministério da Saúde deu aval ao município de Várzea Grande, por meio de Portaria, a credenciar 46 novas equipes de Saúde da Família. Significando que cobertura populacional estimada de equipes de Saúde da Família (eSF) e de equipes de Atenção Básica (eAB) utilizada para o monitoramento do acesso aos serviços de Atenção Básica, com vistas ao fortalecimento do planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS), passarão no município de Várzea Grande de 39%, para 70%.
“E ainda neste ano, até o final de janeiro já vamos implantar destas 46 equipes autorizadas, 32. Temos hoje 22 Unidades Básicas de Saúde, vamos ter mais estas duas, e até o final da Gestão Kalil, mais 5, totalizando 29 Unidades de Saúde, localizadas nas 4 Regiões da cidade. Nunca se fez tanto pela saúde, como na gestão Kalil. Tanto é verdade que passamos pela epidemia da Covid-19, com estruturas próprias para salvar vidas, e agora estamos retomando todas as cirurgias, e ainda, estabelecemos seguranças as mães para ganhar seus bebês em uma unidade própria, sem riscos, de forma humanizada, e com toda a infraestrutura necessária, que foi a implantação do Hospital Materno Infantil no início da Gestão Kalil, em plena pandemia”, analisou o secretário.
O vereador e presidente da Comissão da Saúde na Câmara de Vereadores de Várzea Grande, Emerson Cézar de Campos Magalhães, fez questão de afiançar os esforços e o reconhecimento da Comissão as ações e serviços que foram e estão sendo implantados na Saúde Pública em respeito ao cidadão várzea-grandense, ao acesso de serviços na Rede SUS do município.
“O nosso reconhecimento ao prefeito Kalil Baracat, que tem aumentado a oferta de serviços no SUS do município, quer seja na dispensação de medicamentos, no acolhimento por cirurgias, nas parcerias que vem buscando junto aos governos federal e estadual, no reforço dos serviços. E hoje a boa notícia, que a Atenção Primária, estará com cobertura de 70%, com todas as ações que estão sendo desencadeadas quer seja em novas obras, no aumento de equipes da família, e na reforma geral do Hospital e Pronto Socorro com perspectivas de aumento de leitos de UTIs”, agradeceu o vereador em nome de toda a bancada de Várzea Grande que se fez presente ao evento.
Como explica o Superintendente de Atenção Primária à Saúde, Geovane Renfro, o Programa Saúde da Família funciona nas unidades básicas do Sistema Único de Saúde, o SUS, ou nos domicílios dos pacientes, devendo a equipe médica atender e acompanhar todas as pessoas de cada família, independentemente do gênero e da idade.
“No PSF as ações as ações de prevenção são prioridades, promoção e recuperação da saúde das pessoas, de forma integral e contínua, por meio de atendimentos prestados na unidade básica de saúde, no domicílio ou através da mobilização da comunidade. Dentre as atividades, a unidade realiza a assistência integral em atividades de promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde aos indivíduos e famílias na USF e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços. O cidadão pode comparecer na unidade para tratamento de traumas leves, sintomas leves de gripe, tonturas, dor abdominal leve, mal-estar, conjuntivite, início de febre, entre outros”, disse ele.
Com Secom/VG

Ainda não há comentários.
Veja mais:
CNU2: resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
TJ: reserva para moradia não impede penhora em caso de dívida
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo
TJ decide: venda sob pressão anula contrato e gera indenização
O Agro além do Mito!
Os desafios do aluguel por temporada X falta de segurança e sonegação: o custo invisível para a sociedade
Exclusividade Fotográfica em Formaturas: Entre a Organização do Evento e os Direitos do Consumidor