Da Assessoria
Sábado, dia 29 de outubro, a partir das 8h, no Bar da Lagoa no Parque das Águas, em Cuiabá, será realizada a “3ª Caminhada e Roda de Conversa” pelo Grupo Life – Curadas para Curar. O evento é alusivo ao movimento Outubro Rosa de prevenção do câncer de mama e do colo de útero. Será uma manhã de atividades físicas e de difusão de informações gratuitas oferecidas à sociedade.
A iniciativa é apoiada pelo Instituto Mário Cardi Filho que desenvolve advocacia pro bono para pessoas de baixa renda em tratamento de câncer, e não têm condições de arcar com a contratação de um operador do Direito.
“Também fazemos o trabalho da difusão de informações, principalmente sobre as leis que garantem serviços gratuitos às mulheres no sistema público de saúde, que cobrem a realização de exames de detecção da doença, a garantia de remédios, o acesso rápido ao tratamento e cirurgia de reconstrução mamária, entre outras legislações”, explicou o presidente do Instituto Mário Cardi Filho, o advogado Ussiel Tavares.
Tavares ainda acrescenta que este é o segundo ano consecutivo da participação e apoio do Instituto no evento. “É importante que a pessoa saiba buscar seus direitos e em casos de desrespeito a essas regras, seja feito o contato com a Secretaria de Saúde local ou a Promotoria de Justiça, para que se possa assegurar o cumprimento de prazos legais para todos, garantindo assim o direito à vida e a um tratamento digno aos pacientes”, pontuou o presidente.
O tema este ano é “Tratamento Humanizado e a importância dos cuidados paliativos” e, de acordo com as organizadoras do evento Tâmara Gomes Santos e Camila Bernal Barreto, fundadoras do Grupo Life – Curadas para Curar, primeiro ocorrerá a caminhada no entorno da lagoa do Parque das Águas, seguido da roda de conversa no Bar da Lagoa.
“A atividade física é fundamental para quem está no tratamento do câncer e também para prevenir a doença. Essa caminhada representa o incentivo às atividades físicas. Logo depois estaremos no Bar da Lagoa para iniciar a roda de conversa – que não serão palestras e sim a troca de informações, experiências e aproximação de médicos e pacientes”, detalha Camila Bernal.
Tâmara Gomes explica sobre a importância de apoiar paciente com câncer e alertar sobre a prevenção e diagnóstico precoce. “O Outubro Rosa é um movimento voltado para a conscientização quanto à prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Recentemente foi incluída também a prevenção do câncer de colo uterino. Outubro é um mês muito especial e importante, pois apesar de a nossa luta ser diária, a gente consegue muito mais visibilidade e voz para discutir e conscientizar a população por isso levaremos para a roda de conversa diversos tipos de profissionais tanto da área de saúde quanto de outras áreas. Queremos este ano apresentar as opções de tratamentos paliativos que melhoram a qualidade de vida dos pacientes também”, destacou.
Camila Bernal acrescenta que já estão confirmadas a presença do médico cirurgião e mastologista Wilson Garcia, do clínico e hematologista André Crepaldi, do mastologista e cirurgião oncológico Luis Fernando, do médico nuclear Denis Costa; das desembargadoras Clarice Claudino da Silva, Maria Erotides Kneip e da juíza Jaquile Cherulli, entre outros.
São parceiros do evento: o Instituto Mario Cardi Filho, o Imedi, o IMN, a Oncolog, a Oncocenter, HelpVida, o Dr Wilson Garcia, o Bar da Lagoa, a Unimed, a Bela Vida Farmácia de Manipulação, as empresas DR Sanitiza, a P Dois Fotos e Vídeos, a Eureko, a Gráfica Liberal, a Movie Slow 360.
Grupo Life – Curadas para Curar: Fundado há três anos pelas amigas, Tâmara Gomes Santos e Camila Bernal Barreto, que após passarem pela experiência da doença decidiram apoiam e mostrar a outras mulheres que enfrentam o câncer, que elas não estão sozinhas. Atualmente o grupo conta com 60 mulheres que são mães, esposas, irmãs, trabalhadoras, gente comum que precisa de apoio.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Operação da PF mira rede de pedofilia virtual em Barra do Garças
Forças de Segurança apreendem 300 kg de pasta base de cocaína
PC desarticula esquema milionário de pirâmide financeira
Valor da produção agrícola brasileira recua 3,9% em 2024, mostra IBGE
Síndrome do Impostor Financeiro leva empreendedores a temer números do negócio
TJ manda pagar honorários médicos em parto de alto risco
Correção da diástase abdominal com cirurgia plástica
Quiet Beauty: a beleza que inspira sem gritar
Sinfra avisa: trânsito em alça de acesso a Miguel Sutil será interrompido
AL anuncia Comissão e Câmara para debater violência contra mulheres