Por O GLOBO — Rio e São Paulo
Na véspera das eleições, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 51% dos votos válidos e segue imprevisível sua eleição para um novo mandato já neste domingo, de acordo com pesquisa do Ipec divulgada neste sábado. O candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), tem 37% dos votos no cálculo que exclui brancos e nulos, além de indecisos.
Lula marcava 52% dos votos válidos no início da semana, antes, portanto, do debate realizado pela TV Globo na quinta-feira. Bolsonaro tinha 34% no levantamento anterior. Pela margem de erro do levantamento, de dois pontos percentuais para mais ou menos, Lula agora pode ter de 49% a 53% das intenções de voto. Qualquer votação que atinja maioria absoluta dos votos válidos decreta a vitória do candidato sem a necessidade de um segundo turno.
Votos válidos
O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) tem 5% pelo cálculo de votos válidos. A senadora Simone Tebet (MDB) atinge também 5%. Já Soraya Thronicke (União Brasil) e Felipe d'Avila (Novo) somam 1% cada.
Quando consideradas todas as respostas ao Ipec, Lula tem 47% das intenções de voto. Bolsonaro marca 31% dos votos totais, enquanto Ciro (5%) e Tebet (5%) estão empatados. Os eleitores que declaram a intenção de votar em branco ou nulo somaram 4% das respostas. Outros 3% disseram não saber ou não responderam.
Votos totais
O atual presidente é o candidato mais rejeitado pelos eleitores, segundo o Ipec. São 46% os que dizem não votar de jeito nenhum em Bolsonaro, taxa que era de 51% no começo da semana. Houve, portanto, uma queda de cinco pontos. O percentual dos que afirmam o mesmo sobre Lula passou de 35% para 38%. Já Ciro Gomes é rejeitado por 14%. Padre Kelmin (PTB) marca 13%. Simone Tebet e Soraya Thronicke têm 7% de rejeição cada.
O Ipec também mediu o cenário de segundo turno. O placar é 52% para Lula, e 37% para Bolsonaro. Na pesquisa anterior, divulgada na segunda-feira, o petista tinha dois pontos percentuais a mais, e o atual presidente somava dois a menos.
No último grande evento para a disputa, o debate de quinta-feira foi marcado por troca de ofensas e discussões sobre corrupção em governos do PT e na atual gestão de Bolsonaro. As duas campanhas tiveram impressões positivas sobre a participação de seus candidatos, conforme apurou a colunista Bela Megale.
Contratado pela TV Globo, o Ipec entrevistou presencialmente 3.008 eleitores entre 29 de setembro e 1º de outubro. A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais para mais ou menos, para um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o número de identificação BR-00999/2022.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
CNU2: resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
TJ: reserva para moradia não impede penhora em caso de dívida
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo
TJ decide: venda sob pressão anula contrato e gera indenização
O Agro além do Mito!
Os desafios do aluguel por temporada X falta de segurança e sonegação: o custo invisível para a sociedade
Exclusividade Fotográfica em Formaturas: Entre a Organização do Evento e os Direitos do Consumidor