DO PORTAL CONGRESSO EM FOCO
Com a proibição do uso de celulares na cabine de votação, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou uma “cola eleitoral virtual” para ajudar o eleitor no dia 2 de outubro, data em que serão escolhidos cinco candidatos: presidente, senador, governador, deputado federal, deputado estadual ou deputado distrital (caso exclusivo para eleitores do Distrito Federal).
A ferramenta disponibilizada pela Justiça Eleitoral, disponível no site, permite que o eleitor anote os números dos candidatos na ordem em que se vota. O material permite impressão e pode ser levado para a cabine de votação.
Clique aqui e confira a cola eleitoral
Outra ferramenta criada pelo TSE e disponível na internet foi uma urna virtual para que o eleitor treine o voto da mesma forma como acontece na eleição. O eleitor coloca o número dos candidatos e a urna identifica, por exemplo, se o voto é nulo ou branco. Também há opções de corrigir e confirmar as escolhas.
O TSE afirma que o “treino” ajuda o eleitor a ter mais segurança, sobretudo para aqueles que devem votar pela primeira vez – levando a diminuição do tempo em que se passa na cabine de votação, ajudando a minimizar as filas.
Clique aqui e acesse a urna virtual
O simulador foi criado em 2014, mas nessas eleições o sistema foi atualizado com ferramentas inclusivas, como o uso de intérprete de Libras e áudio para pessoas com deficiência visual. Os partidos e candidatos da urna virtual são fictícios, mas a dinâmica do voto é igual a urna que o eleitor deve votar nesta eleição.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
O Mapa da Vida Longa até os 90 anos com saúde
TJ manda plano custear acompanhamento terapêutico escolar
Pesquisa: cesta básica recua na terceira semana de janeiro
O Brasil e o mundo para 2026: ordem global e caos interno
O despertar do Santo Graal: Por que buscamos fora o que só pode ser encontrado dentro!
Janeiro Branco: a solidão da mulher madura — invisibilidade ou oportunidade?
CNU2: resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025