Da Redação
"O trabalho segue uma visão diferente, que vai além da aplicação de multas e sanções. Nosso principal objetivo é que o sistema funcione lá na ponta, para o cidadão. Por isso, neste caso, vamos fazer as recomendações para que o programa se adeque", alertou o supervisor do Comitê Temático de Saúde do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Guilherme Antonio Maluf.
A pontuação do conselheiro ocorre no cenário em que o Comitê Temático de SaúdeTCE-MT "apontou a ineficiência dos municípios na execução do programa estadual Mais MT Cirurgias".
O TCE confirmou que "o diagnóstico, apresentado na quinta-feira (28), mostra que, embora o Governo do Estado tenha feito repasses de cerca de R $18 milhões, as cirurgias e as prestações de contas não foram devidamente realizadas".
Assim, o conselheiro Guilherme Antonio Maluf explicou que "agora os representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do estado (Cosems-MT) serão ouvidos para que, na sequência, o TCE-MT emita uma série de recomendações aos municípios e ao estado".
"A proposta do programa é perfeita, só que sua execução não está sendo eficiente. Temos muita gente nas filas de espera", reforçou.
O TCE lembra que esta é a segunda reunião do grupo, que tem trabalhado para levantar os pontos mais críticos da saúde em Mato Grosso e propor soluções.
Observa que na ocasião também foi planejada a próxima ação, referente ao levantamento de dados sobre vacinação. "Essa questão passa por dificuldades, seja pelo recebimento dos imunizantes, na aplicação ou pela priorização de outras vacinações como a de Covid-19. Então as vacinas básicas estão em atraso. O levantamento vai nos auxiliar a pensar em como restabelecer os números que caíram nos últimos anos."
Por fim, o TCE acentua que "vale lembrar que, recentemente, o Comitê solicitou a todas as 141 prefeituras do estado informações para traçar um panorama da rede estadual de saúde. O formulário enviado aos gestores inclui questionamentos relacionados, por exemplo, à quantidade de Unidades de Pronto Atendimento (UPA), de Unidades de Saúde (UBS), Centros de Especialidade Médica (CEM) e hospitais de grande porte".
Com Comunicação TCE-MT


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Operação da PM derruba mais um ponto de tráfico de drogas
Imprensa mundial noticia a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro
Prisão de Bolsonaro: governador de MT manifesta solidariedade
Nove em cada 10 mulheres já sofreram violência ao se deslocar à noite
Bolsonaro é preso pela Polícia Federal em Brasília
A nova era da indústria alimentícia: quando tecnologia e sustentabilidade caminham juntas
Dívida ativa: PGE anuncia descontos de até 65% em multas
Digitalização, personalização e governança: os pilares do franchising de saúde em 2026
Sofrer Não É Crime: O Perigo de Diagnosticar a Vida
Projeto que limita acareação em crime contra mulher é aprovado na CCJ