Da Redação
"O trabalho segue uma visão diferente, que vai além da aplicação de multas e sanções. Nosso principal objetivo é que o sistema funcione lá na ponta, para o cidadão. Por isso, neste caso, vamos fazer as recomendações para que o programa se adeque", alertou o supervisor do Comitê Temático de Saúde do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Guilherme Antonio Maluf.
A pontuação do conselheiro ocorre no cenário em que o Comitê Temático de SaúdeTCE-MT "apontou a ineficiência dos municípios na execução do programa estadual Mais MT Cirurgias".
O TCE confirmou que "o diagnóstico, apresentado na quinta-feira (28), mostra que, embora o Governo do Estado tenha feito repasses de cerca de R $18 milhões, as cirurgias e as prestações de contas não foram devidamente realizadas".
Assim, o conselheiro Guilherme Antonio Maluf explicou que "agora os representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do estado (Cosems-MT) serão ouvidos para que, na sequência, o TCE-MT emita uma série de recomendações aos municípios e ao estado".
"A proposta do programa é perfeita, só que sua execução não está sendo eficiente. Temos muita gente nas filas de espera", reforçou.
O TCE lembra que esta é a segunda reunião do grupo, que tem trabalhado para levantar os pontos mais críticos da saúde em Mato Grosso e propor soluções.
Observa que na ocasião também foi planejada a próxima ação, referente ao levantamento de dados sobre vacinação. "Essa questão passa por dificuldades, seja pelo recebimento dos imunizantes, na aplicação ou pela priorização de outras vacinações como a de Covid-19. Então as vacinas básicas estão em atraso. O levantamento vai nos auxiliar a pensar em como restabelecer os números que caíram nos últimos anos."
Por fim, o TCE acentua que "vale lembrar que, recentemente, o Comitê solicitou a todas as 141 prefeituras do estado informações para traçar um panorama da rede estadual de saúde. O formulário enviado aos gestores inclui questionamentos relacionados, por exemplo, à quantidade de Unidades de Pronto Atendimento (UPA), de Unidades de Saúde (UBS), Centros de Especialidade Médica (CEM) e hospitais de grande porte".
Com Comunicação TCE-MT
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Operação da PF mira rede de pedofilia virtual em Barra do Garças
Forças de Segurança apreendem 300 kg de pasta base de cocaína
PC desarticula esquema milionário de pirâmide financeira
Valor da produção agrícola brasileira recua 3,9% em 2024, mostra IBGE
Síndrome do Impostor Financeiro leva empreendedores a temer números do negócio
TJ manda pagar honorários médicos em parto de alto risco
Correção da diástase abdominal com cirurgia plástica
Quiet Beauty: a beleza que inspira sem gritar
Sinfra avisa: trânsito em alça de acesso a Miguel Sutil será interrompido
AL anuncia Comissão e Câmara para debater violência contra mulheres