Sonia Fiori - Da Editoria
Os governos e políticos mudam, mas a história é eterna. As movimentações sobre eventual palanque "aberto" do projeto que deve ser oficializado, pelo menos na aposta dos aliados, na busca à reeleição do governador Mauro Mendes (UB), já foi uma realidade em Mato Grosso, em 1994, na eleição vitoriosa de Dante de Oliveira, então pelo PDT, após o Governo Jayme Campos (pelo PFL).
Dante de Oliveira (falecido em 2006) foi eleito com a denominada Frente Cidadania e Desenvolvimento (PDT, PMDB, PSDB, PT, PSB, PCdoB, PPS, PV, PSC, PMN).
Na tentativa de aglutinar forças e não perder o apoio do PP - que tem em seus quadros o líder, ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, balizador da pré-campanha ao Senado do deputado federal Neri Geller, líderes do grupo Mauro Mendes tentam recompor esse projeto.
As tratativas visam contrapor o forte plano que se desenha com Percival Muniz (MDB) como o nome cortejado para fazer enfrentamento a Mendes nas urnas.
Assim, a ideia de que Mendes possa abrir o palanque para o ex-presidente Lula e também para nomes postos ao Senado, leia-se Geller e o senador Wellington Fagundes (PL), tem assinalado rodadas de reuniões nas últimas horas.
História
Dante Martins de Olveira, considerado o maior estadista de Mato Grosso, conseguiu o feito na sua primeira eleição compondo um palanque que tinha, entre vários presidenciáveis - Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Leonel Brizola (PDT). Foi reeleito, já pelo PSDB em 1998.
Posição de Jayme Campos
Assim, conforme divulgado pela assessoria de Neri Geller, em evento nesta semana o senador Jayme Campos (UB) considerou o nome do deputado federal como viável na composição de Mendes - que pontua ligação ao projeto à reeleição do senador Wellington Fagundes (PL).
Ocorre que em tratativas da oposição e líderes do MDB - e com movimentações robustas sobre o projeto Percival Muniz ao Governo, líderes do PP sinalizam aval ao projeto Lula presidente.
O que Jayme Campos pondera, nesse atual contexto, é a possibilidade de uma reedição da "fórmula Dante de Oliveira".
Confira as informações sobre o evento que contou com a análise de Jayme Campos - de acordo com a Comunicação de Geller:
A atuação do deputado federal e pré-candidato ao Senado, Neri Geller, na baixada cuiabana e em âmbito federal, foi destacada pelo senador Jayme Campos (União Brasil) durante reunião com lideranças realizada na noite desta quinta-feira (7), em Várzea Grande.
"O Neri é um grande cidadão, um grande brasileiro que veio do sul do país para somar com os mato-grossenses na busca da construção de um estado diferenciado. Neri é extremamente trabalhador e tem feito a diferença a nível federal, e tenho certeza que todos nossos amigos aqui vão ver que Neri tem capacidade para nos representar no Congresso Nacional", destacou Jayme.
O ex-governador e pré-candidato a deputado estadual, Júlio Campos, lembrou que a trajetória política de Geller o credencia ao novo projeto. "A atuação de Neri como deputado federal e nos outros cargos que atuou demonstrou que ele tem preparo e excelente trabalho prestado".
A reunião foi conduzida pela vereadora Rosy Prado (União Brasil). Ela fez questão de reforçar seu apoio à pré-candidatura de Neri ao Senado.
"Hoje nós mostramos a todos que Neri tem compromisso com a baixada e com Várzea Grande, além de pautas importantes para o desenvolvimento da nossa cidade e de todo estado de Mato Grosso. Ele é um homem humilde que veio da roça assim como eu, e temos orgulho disso. Eu tenho certeza que a população várzea-grandense vai atender a esse chamado e vai apoiar nosso futuro senador", afirmou.
O encontro reuniu mais de 300 pessoas que demonstraram apoio ao projeto de Neri ao Senado. Para a técnica de enfermagem, Angélica Tapajós, Neri conseguiu transmitir confiança à população.
"Viemos aqui ouvir as novas ideias que ele traz para nós e, mais que isso, ele demonstrou que tem feito um trabalho grandioso no nosso estado. Eu estou muito entusiasmada por ter conhecido ele e vamos para cima ajudar ele a chegar lá", declarou.
Para a administradora Eliane Cabral, a escolha do representante já está definida. "Neri já tinha conquistado o meu voto de confiança e, ao ouvi-lo mais de perto, gostei muito das propostas dele. Acho que ele vai somar muito para o estado. Ele é muito inteligente e trabalhador, e é de gente assim que precisamos", finalizou.


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Operação da PM derruba mais um ponto de tráfico de drogas
Imprensa mundial noticia a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro
Prisão de Bolsonaro: governador de MT manifesta solidariedade
Nove em cada 10 mulheres já sofreram violência ao se deslocar à noite
Bolsonaro é preso pela Polícia Federal em Brasília
A nova era da indústria alimentícia: quando tecnologia e sustentabilidade caminham juntas
Dívida ativa: PGE anuncia descontos de até 65% em multas
Digitalização, personalização e governança: os pilares do franchising de saúde em 2026
Sofrer Não É Crime: O Perigo de Diagnosticar a Vida
Projeto que limita acareação em crime contra mulher é aprovado na CCJ