Da Redação
Com o tema "Um só Pantanal", foi reaberta nesta segunda-feira (6), em Cuiabá, a edição 2022 do Fórum Internacional do Pantanal, que discutiu o fortalecimento do turismo em Mato Grosso e a retomada da economia no pós pandemia da Covid-19.
O senador Wellington Fagundes (PL), que preside a subcomissão permanente do Pantanal, e coordenou a audiência pública, lembrou que é importante políticas eficientes para evitar a degradação do bioma.
"Queremos fazer um trabalho para promover o desenvolvimento sustentável, a preservação do nosso Pantanal pensando no homem pantaneiro, nos indígenas e todos aqueles que vivem e precisam gerar riquezas. Vamos trabalhar por uma lei moderna, mas que permita desenvolver sustentavelmente o Pantanal", assinalou.
O debate, realizado em conjunto com a Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, contou com a participação de parlamentares federais e estaduais, prefeitos, cientistas e ativistas de organizações ligadas à defesa do Pantanal. O debate ainda contou com a presença de representantes do Paraguai e da Bolívia e com técnicos da Embratur e do Ministério do Turismo.
O tema "Um Só Pantanal", faz parte do projeto Retoma Turismo de Eventos, desenvolvido pelo Instituto Inca (Inclusão, Cidadania e Ação). Para o senador Wellington Fagundes, é importante que todos estejam alinhados para manter o Pantanal a salvo, e o morador tenha consciência de que o Pantanal precisa ser sustentável.
Wellington também disse que dentro desse projeto para o Pantanal é importante citar pesquisas, criar mecanismos para defender o ecossistema e também manter vigilância com os programas de pesquisas.
"Precisamos pensar numa lei que permita fazer a limpeza, a roçagem, o fogo controlado, fazer com que o meio ambiente tenha vida harmônica com a pecuária e com o homem pantaneiro. É importante fazer pesquisas e com isso, na semana passada o ministro do Turismo, Paulo Alvin, veio a Cuiabá e vamos colocar em funcionamento o centro de pesquisa do Pantanal dentro da UFMT para ter vigilância constante", disse o congressista.
O deputado Carlos Avalone (PSDB), que é presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, concordou em manter a harmonia entre os Poderes e daqui por diante encontrar mecanismos para ajudar no incremente da economia nesse período pós pandemia, que causou danos em pousadas, comércio e turismo em geral.
"Vamos e estamos trabalhando para ajudar e criar programas para fortalecer o turismo na região, visto que Mato Grosso possui um dos mais importantes biomas do mundo, além de ações práticas a serem adotadas para a sua conservação. O Pantanal é nossa missão e vamos trabalhar por isso. Todos juntos. Senado, Assembleia Legislativa, Câmara Federal, prefeitura e Governo", frisou o deputado.
Ficou decidido pelos organizadores do evento que em anos ímpares seja promovida a Feira Internacional do Turismo do Pantanal e, em anos pares, como neste ano, aconteça o Fórum Internacional do Turismo do Pantanal.
Com Assessoria
Ainda não há comentários.
Veja mais:
TCE alerta sobre mudanças da Reforma Tributária a gestores municipais
Bolsonaro condenado: e agora?
Setembro Amarelo: a comunicação como ponte para a valorização da vida
Bancários: saúde mental em alerta
Governo divulga lista de produtos prioritários do Brasil Soberano
Governador acelera agenda de entregas com destaque à Educação
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado
Operação da PM apreende 41 tabletes de supermaconha em MT
Operação da PF mira rede de pedofilia virtual em Barra do Garças
Forças de Segurança apreendem 300 kg de pasta base de cocaína