Murillo Torelli
O governo ainda não informou nada sobre a volta da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) ou algum tributo com as mesmas características, mas um grupo composto por mais 300 empresários apresentou na terça-feira, dia 12 de abril, três propostas de Emenda à Constituição (PEC). A classe representa o Instituto Unidos Brasil (IUB), que é composto por 301 empresas, entre elas Coco Bambu, Habib's, Gerdau, Itaúsa, JBS, Hering e Localiza.
As sugestões foram apresentadas no seminário do Instituto, que aconteceu no dia 12, entre as propostas está a mudança tributária com a desoneração permanente da folha de pagamento, sendo a compensação na arrecadação com um tributo nas movimentações financeiras (similar a antiga CPMF), além da alteração na tributação , as propostas dos empresários visam ampliar a Lei da Liberdade Econômica com redução no poder das agências reguladoras.
A medida consiste em eliminar a Contribuição Previdenciária Patronal (CPP) de 20% incidente sobre a folha de pagamento de empregados, que seria substituída por uma alíquota da receita bruta, variando entre 1% e 4,5%. A PEC da desoneração dos impostos sobre o holerite prevê sua aplicação a todos os setores da economia. Atualmente, apenas 17 setores são beneficiados com a medida.
As pautas dos empresários têm um viés econômico muito forte e positivo, eles não estão apenas pleiteando a redução na carga tributária, mas sim a redução nos tributos sobre a folha com a compensação na arrecadação. Reduzir tributos sobre holerite é um grande incentivador para geração de empregos formais e criação de renda para população, gerando assim uma boa perspectiva de crescimento econômico.
Apesar da mobilização dos empresários, as três PECs dificilmente avançarão no congresso neste ano de eleições, pois, infelizmente, os parlamentares estão gastando o tempo (pago pelos contribuintes) e energia nas reeleições e manutenção no poder.
Murillo Torelli é professor de contabilidade financeira e tributária no Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).
Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie
A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 71º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa Times High Education 2021, uma organização internacional de pesquisa educacional que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campos no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
TCE: contas de Sérgio Ricardo recebem parecer favorável à aprovação
PM mira facção e barra suspeitos de tentativa de homicídio
Mais de 14 milhões de famílias deixaram linha da pobreza em 2 anos
Operação da PC recupera celulares furtados avaliados em R$ 97 mil
TJ: pagamento acima da fatura não gera novo limite de crédito
Mercado financeiro projeta PIB de 2,16% em 2025
E tempo de outro Regime Próprio como deficiente também pode ser averbado?
TJ assevera: acusados de homicídio vão ser julgados pelo Tribunal do Júri
O valor da luz silenciosa!
Delivery - Pontos que merecem atenção para a entrega de uma experiência satisfatória