POR LUCAS NEIVA e TIAGO RODRIGUES - CONGRESSO EM FOCO
Desde o início da pandemia, vacinas foram e permanecem como um tema de destaque nos discursos do presidente Jair Bolsonaro. Sua fala variou ao longo dos meses: inicialmente se manifestava contra a aquisição dos imunizantes, mais tarde contra sua obrigatoriedade. Quando ficou claro que a vacina chegou para ficar no Brasil, a oposição passou a ser a pontos menos gerais e mais específicos: passou-se a atacar o passaporte vacinal, as restrições de acesso em locais públicos sem as vacinas e, por fim, a sua aplicação em crianças.
Confira a seguir alguns dos principais momentos em que Bolsonaro atacou a vacinação contra a covid-19 em 2021:
Tão constantes quanto os ataques às vacinas em 2021 estavam as contradições ao seu discurso: em diversos momentos Bolsonaro atacou a eficácia das vacinas para tentar justificar a falta do uso, alegando que não eram capazes de fornecer a proteção prometida. Ao mesmo tempo, reafirmou a sua eficácia, afirmando que pessoas vacinadas estavam protegidas e não precisavam se preocupar com aqueles que as recusam.
Os ataques ao uso das vacinas já receberam fama internacional, em especial durante a visita de Bolsonaro a Nova York para participar da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas. Na oportunidade, o primeiro-ministro britânico Boris Johnson chegou a reafirmar a importância da vacinação ao encontrar com o presidente, que respondeu já estar imunizado por ter adquirido a doença.
Em seu mais recente episódio de ataques à vacinação contra a Covid-19, Bolsonaro pôs em risco a vida de servidores da Agência Nacional de Segurança Sanitária (Anvisa), que autorizou a aplicação dos imunizantes em crianças de cinco a onze anos. Em resposta, o presidente chamou de “inacreditável” a posição da agência, e solicitou que fossem divulgados os nomes dos pesquisadores envolvidos. Desde então, a Anvisa acumula mensagens, e-mails e telefonemas com ameaças de morte aos seus servidores.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Ministério da Fazenda ajusta projeção da inflação para 4,8% em 2025
VG: Operação da Rotam prende três pessoas por tráfico de drogas
TJ: fazenda com herdeira e banco condenado a pagar honorários e custas
Mato Grosso e a incapacidade energética
Família não é salvo-conduto para ferir: acolhimento salva vidas
Receita: MT alcança R$ 40 bilhões em arrecadação de impostos
Integração ministerial
Inovações inconstitucionais na Ação Penal 2668
Ministério Público anuncia oito vagas para Promotor de Justiça
PC prende homem acusado de ameaçar, agredir e morder ex-namorada