Da Redação
A prefeitura de Cuiabá anunciou que irá "formalizar um Termo de Ajustamento de Conduta com o intuito de combater possíveis casos de nepotismo dentro da Administração Pública Municipal".
O TAC deverá ser realizado junto ao Ministério Público Estadual (MPE).
O Executivo municipal ressalta que "nesta sexta-feira (5), o prefeito em exercício José Roberto Stopa visitou a promotora de Justiça, Lindinalva Correia Rodrigues, e oficializou a intenção de celebração do acordo".
Pontua que "a medida faz parte do trabalho continuo realizado pela gestão Emanuel Pinheiro, com o objetivo fortalecer as ferramentas de controle que permitam a proteção ao erário. Um parecer técnico já havia sido solicitado à Procuradoria Geral do Município (PGM) que fez a interpretação da orientação técnica da Controladoria Geral do Município, combinada com súmula vinculante do Supremo Tribunal Federal (STF) referente ao nepotismo".
A prefeitura também acentua que "todavia, segundo a Secretaria de Gestão, a interpretação não era uníssona, para tanto, fez-se necessário a solicitação do TAC para pacificar as ações. O encontro desta sexta-feira também foi acompanhado pelo secretário municipal de Governo, Luís Cláudio, e pela secretária interina de Gestão, Ellaine Cristina Ferreira Mendes. A previsão é de que até a próxima semana a minuta do TAC esteja concluída e pronta para assinatura".
Confira mais informações, conforme divulgado pela administração municipal:
A partir de agora, as equipe técnica da Prefeitura de Cuiabá e do MPE se reunirão para a elaboração do texto com as determinações e prazos a serem cumpridos. A ideia é que o acordo seja amplo, alcançando tantos órgãos da administração direta e indireta e levando em consideração os mais 16 mil servidores ativos do Município. Segundo Stopa, a proposta visa fortalecer a transparência nos atos públicos.
“Essa é mais uma proposta que estava em construção e que hoje estamos dando continuidade. Faz parte do planejamento da gestão Emanuel Pinheiro a implantação de medidas que assegurem o zelo aos recursos públicos e, nesse sentido, é fundamental trabalharmos de forma conjunta com órgãos de controle externo como o MPE. Queremos passar um pente-fino e eliminar todas essas possibilidades, sem cometer injustiças com o servidor ou prejudicar o fornecimento de serviços à população”, explicou o prefeito em exercício.
A promotora de Justiça, Lindinalva Corrêa Rodrigues, elogiou a iniciativa tomada pelo Município, com o posicionamento de claro interesse em combater esse tipo de situação dentro dos órgãos públicos. Segundo ela, é extremamente agradável para a população ver a predisposição de uma gestão pública ao se antecipar para resolver casos como este de forma voluntária.
“Na próxima semana já podemos marcar para assinar o TAC. Vamos ajustas os termos, assinar, e dar um prazo razoável para resolver, sem qualquer interesse em prejudicar quem está trabalhando. Nosso objetivo é sempre o de resolver as questões o mais rápido possível. Iremos elaborar um acordo que abrangerá todos servidores que possam estar em situação de nepotismo”, enfatizou a promotora.
Com Secom
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Ministério da Fazenda ajusta projeção da inflação para 4,8% em 2025
VG: Operação da Rotam prende três pessoas por tráfico de drogas
TJ: fazenda com herdeira e banco condenado a pagar honorários e custas
Mato Grosso e a incapacidade energética
Família não é salvo-conduto para ferir: acolhimento salva vidas
Receita: MT alcança R$ 40 bilhões em arrecadação de impostos
Integração ministerial
Inovações inconstitucionais na Ação Penal 2668
Ministério Público anuncia oito vagas para Promotor de Justiça
PC prende homem acusado de ameaçar, agredir e morder ex-namorada