Da Redação
A prefeitura de Várzea Grande anunciou novo planejamento no contexto da vacinação contra a covid-19 - considerando um mapa de descentralização de ações.
Segundo o prefeito Kalil Baracat (MDB), a estratégia visa assegurar a ampliação da campanha de imunização.
Confira as informações, conforme a Comunicação sob comando do secretário Marcos Lemos:
Executando um planejamento que prevê a continuidade da Campanha de Imunização contra COVID 19 no ano de 2022, o prefeito Kalil Baracat, após analisa dos dados da Secretaria Municipal de Saúde determinou que a partir desta quarta-feira, 03 de novembro, seja iniciado o processo de descentralização da campanha de vacinação para as unidades de saúde de Várzea Grande.
“Inicialmente iremos manter o Ginásio Poliesportivo Júlio Domingos de Campos (Fiotão) de segunda as sextas-feiras, das 8 às 16 horas e eventualmente em horário e data previamente agendada, também utilizaremos o Parque Berneck e o Centro Universitário Várzea Grande (UNIVAG) que são de parceiros como a Assembleia Legislativa e a Universidade que contribuem com Várzea Grande sem ônus para o Poder Público Municipal e estaremos em seis Unidades de Saúde”, disse Kalil Baracat, sinalizando que respeita a escala de valores dos seres humanos ao privilegiar a vida e o atendimento médico em momento de pandemia.
Kalil Baracat voltou a defender que a imunização seja para todas as pessoas, desde as crianças até os adultos e que o papel dos Governos Federal e Estaduais é garantir aos municípios vacinas e medicamentos necessários para este enfrentamento. “Se possível queremos avançar ainda mais como em diversos países que já vacinam crianças de cinco anos para cima”, disse ele lembrando que Várzea Grande já vacina todos os públicos alvos de 12 anos acima.
As seis unidades que passam a aplicar as vacinas da COVID 19 são:
1 - Centro de Saúde Nossa Senhora da Guia;
2 - UBS Santa Isabel;
3 - UBS Cabo Michel;
4 - Clínica de Atenção Primária do Jardim Glória;
5 - Policlínica de Atenção Primária do Cristo Rei;
6 - ESF Jardim Manaíra.
O secretário de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo Barros, frisa que o planejamento da pasta em conjunto com os dados disponíveis da pandemia no Brasil e no Mundo, sinalizam pela necessidade de se manter a imunização das pessoas por um período de tempo ainda desconhecido.
“É tácito de que hoje a pandemia da COVID 19 se encontra sob controle, mas existem focos de resistência em diversos países que tem enfrentado dificuldades na imunização das pessoas por diversos motivos, então como forma de precaução o entendimento da medicina e da ciência é de mantermos medidas de biossegurança aliadas com as vacinas disponíveis e novos medicamentos que se encontram sendo testados e aplicados”, disse Gonçalo Barros para quem após quase um ano da aplicação das primeiras doses ainda se tem um longo caminho a ser percorrido até se falar em controle total da COVID19.
O titular da Saúde pública sinalizou que a meta a ser perseguida é ainda em novembro ampliar a vacinação para 22 Unidades de Saúde de Várzea Grande cobrindo todo o perímetro urbano e rural da segunda maior cidade de Mato Grosso. “Queremos antecipar nosso planejamento para que em 2022 as coisas funcionem de forma mais resolutiva e atenda a um maior número de pessoas”, disse Gonçalo Barros apontando que Várzea Grande já tem 94% do público alvo com a primeira dose da vacina e 72% com as duas doses ou dose única.
Na oportunidade o prefeito Kalil Baracat e o secretário de Saúde, Gonçalo Barros aproveitaram para agradecer o empenho e dedicação de todos os servidores envolvidos na campanha de vacinação da COVID 19, sejam eles públicos ou particulares, que contribuíram muito e vão entrar em uma nova fase agora com a descentralização, pois os serviços demandaram novas medidas e maior segurança para atender a necessidade imposta pelos cuidados e exigências da campanha de vacinação contra COVID 19.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Ministério da Fazenda ajusta projeção da inflação para 4,8% em 2025
VG: Operação da Rotam prende três pessoas por tráfico de drogas
TJ: fazenda com herdeira e banco condenado a pagar honorários e custas
Mato Grosso e a incapacidade energética
Família não é salvo-conduto para ferir: acolhimento salva vidas
Receita: MT alcança R$ 40 bilhões em arrecadação de impostos
Integração ministerial
Inovações inconstitucionais na Ação Penal 2668
Ministério Público anuncia oito vagas para Promotor de Justiça
PC prende homem acusado de ameaçar, agredir e morder ex-namorada