Rafaela Maximiano - Da Redação
O historiador Alfredo da Mota Menezes teve mais um livro traduzido para o espanhol: “Inglaterra no provocó la Guerra del Paraguay: la guerra es nuestra”. “Motivo de muito orgulho para um mato-grossense de Poxoréu”, revela o professor, doutor e escritor.
Lançado inicialmente dia 14 de outubro no Paraguai, a Editora Intercontinental também levará a publicação para a Argentina e o Uruguai. E, nos próximos dias, o escritor participa de uma live para promover a publicação.
Com 247 páginas a tradução inverteu o título da publicação original brasileira o que na opinião do escritor foi bastante inteligente.
“’Inglaterra no provocó la Guerra del Paraguay: la guerra es nuestra’, no Brasil é ao contrário. Achei interessante, inteligente e chama a atenção do leitor pois a Inglaterra não provocou a guerra do Paraguai, como está aí na capa do livro, e embaixo o subtítulo ‘a guerra é nossa’, chama mais a atenção ainda”.
O mesmo livro foi lançado em 2012 no Brasil e não aborda somente a Guerra do Paraguai, que foi o maior conflito armado entre países da América do Sul, na segunda metade do século XIX. Doutor em História da América Latina e especialista no tema, Alfredo da Mota Menezes constrói uma narrativa que explica quais foram os motivos que desencadearam os combates divergindo das principais teses de que o imperialismo inglês teria sido o responsável pela guerra.
“Assim como no Brasil existe a tese de que são os Estados Unidos que impedem o país de crescer, também no Paraguai, no Uruguai, na Argentina, tem uma tese, um ponto de vista, e que foi a Inglaterra que criou a guerra, para destruir o Paraguai. Porque o Paraguai estava ficando muito forte na região, e que a Inglaterra não queria um competidor e quem mandava ali era ela. E toda essa história se espalhou, mas isso não existiu. O Paraguai nunca foi potência industrial e não tinha como competir como a Inglaterra que era potência do mundo na época”, pontua o escritor.
Alfredo acrescenta ainda que todo o trabalho se vale de dados e informações documentais que revelam, de modo incontestável, os conflitos internos dos países envolvidos, que explicam as motivações locais do conflito.
Novo Livro
Alfredo da Mota Menezes revela qual o tema de seu novo livro que ainda em fase de pesquisa, não tem data para publicação no Brasil.
“Estou pesquisando porque o pessoal do Sul do país veio para Mato Grosso, qual o motivo que levou o regime militar, o Banco Mundial, a trazer esse pessoal para o vazio demográfico de Mato Grosso sem Reforma Agrária. Por que aconteceu isso? Historicamente, é interessante, já tenho muita coisa”.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
MP: réu é condenado a 10 anos e oito meses por atropelamento
Ministério da Fazenda ajusta projeção da inflação para 4,8% em 2025
VG: Operação da Rotam prende três pessoas por tráfico de drogas
TJ: fazenda com herdeira e banco condenado a pagar honorários e custas
Mato Grosso e a incapacidade energética
Família não é salvo-conduto para ferir: acolhimento salva vidas
Receita: MT alcança R$ 40 bilhões em arrecadação de impostos
Integração ministerial
Inovações inconstitucionais na Ação Penal 2668
Ministério Público anuncia oito vagas para Promotor de Justiça