Da Redação
“Um investimento dessa ordem, gera uma preocupação econômica e social. Vai mudar o perfil da região. Por isso, é preciso preparar a cidade”, disse o senador Wellington Fagundes (PL) sobre as obras da Ferrovia do Centro-Oeste - que devem ser lançadas na próxima sexta-feira, em Mara Rosa (GO).
"Sua construção deve mudar o perfil econômico de Água Boa e região", reforçou.
O anúncio foi pontuado pelo senador Wellington Fagundes - presidente da Frente Parlamentar de Logística e Infraestrutura durante reunião que discutiu o lançamento da obra, que deve acontecer ainda este mês.
Confira mais informações, conforme a assessoria do parlamentar:
Ao total, serão 383 quilômetros de trilhos ligando Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT), um investimento de R$ 2,7 bilhões que deve gerar 116 mil empregos.
Segundo ele, a ferrovia vai ligar as regiões produtoras do Araguaia, em Mato Grosso, aos principais portos de escoamento do Brasil, como o de Santos (SP) e de Itaqui (MA).
Dr. Mariano (MDB), prefeito de Água Boa, confirmou investimentos que estão sendo feitos na cidade para prepará-la, como conjuntos habitacionais, ampliação do hospital e da unidade do Instituto Federal de Mato Grosso. “Contamos com a parceria do senador em todas essas obras”, disse.
Durante o evento, o senador mostrou a importância da ampliação da rede ferroviária nacional para mudar o perfil dos transportes no Brasil, hoje baseado no transporte rodoviário.
O projeto da Ferrovia de Integração Centro Oeste é dividido em três trechos.
O primeiro será de Mara Rosa (GO) a Água Boa (MT). A construção da Fico será realizada pela Vale, fruto da prorrogação antecipada do contrato da Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM), em parceria com a Valec. Os R$ 2,7 bilhões, que seriam pagos em outorga à União, serão investidos pela Vale na construção da ferrovia.
O segundo está em fase de elaboração do projeto básico que corresponde os municípios de Lucas do Rio Verde /MT –Vilhena/RO com 650km de extensão.
O terceiro está em fase de elaboração de estudos de viabilidade trecho correspondente a Vilhena/RO –Porto Velho/RO com extensão 770km.
Participaram do evento em Água Boa prefeitos e vereadores da região e representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Instituto Brasileiro de Logística, Confederação Nacional dos Transportes, Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste, Valec, Universidade Federal de Mato Grosso e do Instituto Federal de Mato Grosso.
Com Assessoria
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC confirma prisão de casal suspeito de torturar crianças
Governo de MT destaca programa SER Família Habitação
Senador Wellington Fagundes assina CPMI da Vaza Toga
Tribunal de Justiça de Mato Grosso alerta sobre golpe do pharming
Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita, alerta autor
MPF alerta que irá acompanhar demarcação da Aldeia Tsõreprè
Em 40 anos, Amazônia perdeu área de vegetação do tamanho da França
Por que Popper ainda importa?
Hora de incluir Taiwan na ONU - Assembleia de 2025 é chance de corrigir desequilíbrio
Gestão documental: a base para transformar IA em vantagem competitiva