Da Redação
“O lobby é grande para impedir a redução do frete e manter o monopólio, mas o governo Bolsonaro é o primeiro que vem enfrentando tudo isso e trabalhando concretamente para melhorar o escoamento da produção de Mato Grosso. A Ferrogrão e FICO (Ferrovia de Integração do Centro-Oeste) vão provocar uma redução dos fretes rodoviários. Apesar disso, existem setores que estão tentando inviabilizar as ferrovias federais para manter o monopólio de empresas e impedir que o frete seja, de fato, reduzido. Precisamos unir forças e não desviar o foco”, disse o deputado federal, José Medeiros - durante ato em favor da Ferrogrão realizada no sábado (21) em Sinop.
Medeiros destacou "o empenho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, em transformar a logística de Mato Grosso com a concretização das ferrovias, em especial a Ferrogrão".
Para o parlamentar, que é vice-líder do governo Bolsonaro na Câmara Federal, "o lobby para impedir a redução do frete com as ferrovias é um dos principais obstáculos".
Medeiros cita que o ato em Sinop, neste final de semana, provocou uma mudança de comportamento de alguns setores, que estavam atuando contra a Ferrogrão.
“A pressão da sociedade e do setor produtivo foram fundamentais para provocar a união da classe política de Mato Grosso em prol da Ferrogrão. Esperamos que os discursos em defesa da ferrovia se materializem na prática de alguns políticos. Estamos 100% fechados com o presidente Bolsonaro e com o ministro Tarcísio em defesa dos interesses de Mato Grosso e do país”, acrescenta Medeiros, que articulou a participação do ministro da Infraestrutura no evento de Sinop.
A previsão do Ministério da Infraestutura é que a Ferrogrão tenha um investimento privado de R$ 8,4 bilhões. Com mais de 900 quilômetros de extensão, a ferrovia será o principal meio de escoamento da produção de milho, soja e farelo de soja Centro-Oeste pelo Arco Norte do país, ligando Sinop (MT) ao porto de Miritituba (PA).
“Com a Ferrogrão, haverá uma economia de aproximadamente de R$ 20 bilhões no custo do frete em relação à rodovia”, garante Tarcísio de Freitas.
Com Assessoria
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Vice-governador promete fortalecer agro e avançar em investimentos
PC confirma prisão de casal suspeito de torturar crianças
Governo de MT destaca programa SER Família Habitação
Senador Wellington Fagundes assina CPMI da Vaza Toga
Tribunal de Justiça de Mato Grosso alerta sobre golpe do pharming
Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita, alerta autor
MPF alerta que irá acompanhar demarcação da Aldeia Tsõreprè
Em 40 anos, Amazônia perdeu área de vegetação do tamanho da França
Por que Popper ainda importa?
Hora de incluir Taiwan na ONU - Assembleia de 2025 é chance de corrigir desequilíbrio