PORTAL CONGRESSO EM FOCO
O governador de São Paulo, João Doria, anunciou nesta quinta-feira (19) que o deputado Rodrigo Maia (sem partido-RJ) assumirá a Secretaria de Projetos e Ações Estratégicas em seu governo. A oficialização do nome de Maia como secretário, com a publicação no Diário Oficial, ocorrerá na sexta-feira (20).
A nomeação de Maia é estratégica para o trabalho que Doria vem fazendo para costurar sua candidatura à Presidência da República pelo PSDB. Esta semana, ele já obteve a declaração de apoio do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na prévia que disputará no partido.
Rodrigo Maia deixou o DEM depois do episódio que culminou com a vitória de Arthur Lira (PP-AL) para a Presidência da Câmara. Maia articulava apoio ao nome do líder do MDB, Baleia Rossi (SP), para o cargo. Acabou traído no processo pelo presidente do DEM, ACM Neto, que apoiou Lira. Maia acabou expulso do DEM após o processo e acentuou seu discurso contrário ao governo Jair Bolsonaro. Chegou a ser indicado como vice-líder da Oposição, cargo que não assumiu por veto de Lira, que alegou que ele não poderia exercer a função por não estar filiado a partido.
Para Doria, porém, Rodrigo Maia é um nome com bom trânsito político, especialmente entre os segmentos mais conservadores que podem vir a enxergar em Doria uma opção eleitoral. O ex-presidente da Câmara negocia sua ida para o PSD, partido comandado pelo ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab. O PSD foi o destino também do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e tem acentuado um discurso oposicionista, especialmente na condução que fazem seus representantes na CPI da Covid, o presidente da comissão, Omar Aziz (AM) e o senador Otto Alencar.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Vice-governador promete fortalecer agro e avançar em investimentos
PC confirma prisão de casal suspeito de torturar crianças
Governo de MT destaca programa SER Família Habitação
Senador Wellington Fagundes assina CPMI da Vaza Toga
Tribunal de Justiça de Mato Grosso alerta sobre golpe do pharming
Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita, alerta autor
MPF alerta que irá acompanhar demarcação da Aldeia Tsõreprè
Em 40 anos, Amazônia perdeu área de vegetação do tamanho da França
Por que Popper ainda importa?
Hora de incluir Taiwan na ONU - Assembleia de 2025 é chance de corrigir desequilíbrio