Da Redação
O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) anunciou nesta segunda-feira (17) novas ações no campo da imunização contra a covid-19 - considerando a inserção no rol de grupos o da classe de jornalistas.
Depois de confirmar que se vacinaria - o prefeito, seguindo grupo com comorbidades, também informou o adiamento de sua imunização.
Emanuel disse que "não irá tomar a vacina contra a covid-19, por fazer parte do grupo de pessoas que possui comorbidade leve, mais especificamente hipertensão leve, e vai aguardar chegar a sua vez, conforme sugere o Ministério da Saúde".
“A minha hipertensão é considerada leve, ela não é seguida de uso de dois ou três medicamentos, eu só tomo um, desde os 28 anos, ou seja o prefeito é saudável. Mediante isso eu não posso tomar, não sou eu que vou promover o 'fura fila' em Cuiabá, eu vou esperar a minha vez, apesar de entender que o presidente da república, governadores de estado e prefeitos deveriam ser os primeiros a vacinar, por dois motivos: primeiro, para dar o exemplo, estimular todos a vacinarem, e segundo, por ser pessoas expostas, que respondem pela sua cidade, e estão constantemente em contato com a população. Mas, o Ministério da Saúde não entendeu assim, a minha comorbidade é leve e não se enquadra nesse grupo. Vou aguardar a minha vez para vacinar”, ressaltou ele.
Além disso, o gestor da Capital anunciou que irá abrir em breve, a imunização dos jornalistas, bem como para o grupo de pessoas abaixo de 59 anos, que não possuem comorbidades, conforme a chegada de novas remessas de vacinas.
“Quero autorizar a secretária Ozenira (gestora da Secretaria Municipal de Saúde), já entrei em contato com o Sindicato dos Jornalistas e quero pedir para amanhã já o levantamento para abrir a vacinação de todos os jornalistas de Cuiabá. Isso também é um pedido de vários de vocês e de representantes da categoria, que eu entendo também, e pelas atividades que vocês exercem, que devem ter essa prioridade”, afirmou Pinheiro.
“Vamos vacinar também o grupo de 59 anos para baixo sem comorbidade, independente da comorbidade que estiver vacinando. Iremos vacinar, tudo isso claro dependente da quantidade de vacina que vai chegar. Mas já falei para planejar isso para os próximos dias, com um comunicado, para estabelecermos esse cronograma de vacinação, junto com a comorbidade. Dessa forma, quem não tem comorbidade que está achando que vai demorar muito, já tem uma expectativa de quando será vacinado. E como temos as vacinas Pifzer, a Astrazeneca e com a chegada de novas remessas de Coronavac, já é possível vislumbrar essa nova celeridade de imunização da população de Cuiabá”, informou o prefeito.
Conforme já explicado, o guia de comorbidade continuará a ser seguido, como sugerido pelo Ministério de Saúde. A Prefeitura também abriu nesta segunda (17), o pré cadastro para a imunização contra a covid, para pessoas 30 a 39 anos, com comorbidades. Além disso, a primeira-dama Márcia Pinheiro, anunciou na última semana, inclusão dos profissionais de assistência social no grupo prioritário para imunização contra COVID-19, que começarão a ser vacinados a partir de amanhã (18).
Em tempo, sobre a vacinação de jornalistas, a prefeitura deverá repassar mais informações ainda hoje, segundo assessoria.
Com Secom/Cuiabá
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Rio Teles Pires: MP quer plano para desativar Usina Hidrelétrica
Futuro
Tortura e maus-tratos de crianças: MP pede prisão da esposa do avô
Desemprego recua para 5,6%, a menor taxa desde 2012, mostra IBGE
Sobre o voto de Fux para anular julgamento de Bolsonaro e outros réus no STF
CNI: Brasil cai duas posições e fica em 52º no ranking dos países mais inovadores
Viúva negra: Tribunal do Júri condena casal por crime torpe
Tráfico de drogas na mira: PC de MT integra operação nacional
Mercado financeiro projeta inflação de 4,83% em 2025
Fui professor em escola particular, esse tempo conta como magistério no Regime Próprio em que vou me aposentar?