• Cuiabá, 16 de Setembro - 2025 00:00:00

Esse novo viaduto vai desafogar rotas, diz Emanuel ao inaugurar obra


Da Redação

"A região era complicada de congestionamento por causa da demanda da Beira Rio tanto para quem vinha da ponte Sérgio Motta e quem  transitava pelo córrego do Barbado. Se compararmos com o viaduto Juca do Guaraná, após o término da obra não tivemos nenhum problema. E a expectativa é que agora consigamos melhorar ainda mais a mobilidade de trânsito na região e assim, beneficiando os condutores que estão na Fernando Corrêa e Carmindo de Campos. Esse novo viaduto desafogará essas rotas. Sem falar que está ligado a Várzea Grande e vai descarregar o congestionamento na Ponte Velha e Julio Muller. Então vai melhorar esses acessos e a Cuiabá - Várzea Grande e todos os demais entorno."

A análise foi pontuada nesta segunda-feira (10), data em que o chefe do Executivo municipal inaugura (na noite de hoje), o Viaduto Murilo Domingos, na avenida Beira Rio. 

"Cuiabá não para de crescer, e com isso, a mobilidade urbana é diretamente afetada devido ao aumento do número de veículos nas ruas."

O prefeito destacou que planeja entregar para a população "dois grandes viadutos construídos com recursos próprios do município", em referência ao viaduto José Maria Barbosa (Juca do Guaraná Pai), na Avenida das Torres e em menção ao viaduto Murilo Domingos.

Confira mais informações, conforme a gestão da Capital:

O prefeito lembra que a articulação do deputado federal, Emanuel Pinheiro da Silva Primo - o  Emanuelzinho, foi imprescindível para que  Bancodo Brasil liberasse o recurso para que  Cuiabá realizasse essas duas grandes obras de mobilidade urbana. O prefeito garante também que a prefeitura de Cuiabá fará construção de uma trincheira onde fica hoje a rotatória do Círculo Militar, na avenida Miguel Sutil e  e mais um viaduto na Avenida Archimedes Pereira Lima (estrada do Moinho) no bairro Jardim Universitário, em frente à fábrica da Brahma.

“É uma obra extremamente importante para essa região, que há muitos anos sofre com o problema de congestionamento. Estamos construindo uma estrutura de mobilidade urbana com qualidade, possível graças ao apoio do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, o Emanuelzinho, que teve importante participação nas tratativas com o Banco do Brasil”, disse o prefeito.

Viaduto Murilo Domingos

A prefeitura ressalta que a obra possui 200 metros de extensão, 18 metros de largura e 150 metros de muro em escama de concreto. A estrutura conta ainda com 64 vigas de uma ponta a outra. A iluminação da estrutura é feita por lâmpadas do tipo LED que, além de mais econômicas, também são responsáveis por dar maior claridade aos locais em que são utilizadas. No total, a parte superior do elevado conta com 34 postes instalados e a outras 32 luminárias na inferior.

Pontua que "os estudos de viabilidade realizados para a implantação do viaduto apontaram que o fluxo de veículos tem sido cada vez mais crescente na região, o que resulta em quilômetros de congestionamentos com a espera de mais de 30 minutos, durante o horário de pico".

Por fim, assinala que "de acordo com a sondagem, a execução da intervenção pontual na Beira Rio deve duplicar a capacidade do cruzamento, atendendo de forma direta 9 mil pessoas por hora/pico e, indiretamente, 145 mil habitantes do entorno".

 

Com Assessoria




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: