Sonia Fiori - Da Editoria
Prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) confirmou, neste domingo (18), "o avanço da Capital de Mato Grosso nas ações que visam assegurar vacinação conticovid". Pinheiro, assim, comemora a liberação na data de hoje do cadastro "para pessoas de 60 a 64 anos no site vacina.cuiaba.mt.gov.br".
"Todas as ações são para salvar vidas e não mediremos esforços para atender a população. Trabalhamos com matriz de planejamento, e mesmo com os obstáculos inerentes ao meio, e em alguns momentos as pedras do caminho como as fake news - que são mentiras deslavadas colocando em risco a vida das pessoas - seguimos firmes no propósito maior nesse momento tão triste da pandemia (sobre vidas ceifadas), de vencer, salvando vidas", disse o prefeito.
O desabafo sobre as "fake news", ocorre porque circularam nas redes sociais posts mirando a gestão sobre suposto "estoque" de vacinas. A gestão deverá remeter às autoridades competentes pedido de investigação sobre mais um caso de fake news que ataca a administração municipal.
O Executivo de Cuiabá integra várias frentes de trabalho. O prefeito faz parte da Diretoria do Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras - Conectar, em plataforma que está na corrida contra o tempo para obtenção de novos lotes de imunizantes - na tentativa de superar a escassez da vacina contra a covid cenário nacional e internacional.
Vale lembrar que, com aval do Ministério da Saúde, a proposta do senador Wellington Fagundes (PL), utilizando a indústria de produção da vacina de uso animal para produzir imunizante anticovid, se validada, deverá suprir a demanda do Brasil - com promessa de exportar também.
Pinheiro assinalou ainda que "para conquistarmos a vitória, que é a vacinação de toda população de Cuiabá, precisamos que todos se informem, façam o cadastro (conforme a ordem) e se vacinem, porque vamos juntos superar esse quadro, é possível. Essa luta tem que ser de todos pela vida, e sempre lembrando que é necessário manter o protocolo de cuidados de prevenção e combate à covid".
O planejamento, sob a Secretaria Municipal de Saúde destaca que "o cadastro deve ser feito por moradores de Cuiabá que desejam tomar a vacina contra o coronavírus".
Confira mais informações - conforme a gestão da Capital:
Valéria de Oliveira, coordenadora da campanha de vacinação, explica que a imunização deste grupo ainda não está aberta, apenas o cadastro que foi liberado. “Fazendo o cadastro a pessoa entra na fila de espera para quando a vacinação deste público começar. Estamos apenas agilizando o processo, para que as pessoas deixem o cadastro pronto”, explica.
Ela ressalta que Cuiabá ainda está vacinando o público de 65 a 69 anos com primeira dose e idosos a partir de 70 anos que ainda não se vacinaram. Também está em andamento a vacinação de segunda dose para pessoas que já passaram da data correta, ne a partir de terça-feira (20) começa a segunda dose do público de 70 a 74 anos.
“É importante que as pessoas não fiquem ansiosas, porque cada vez que a faixa etária diminui, aumenta o número de cidadãos cadastrados. Todos que fizeram cadastro vão receber a agenda de suas vacinas no próprio cadastro, à medida que abrirem as vagas de acordo com o número de doses disponibilizadas para o dia. Isso quer dizer que pode demorar alguns dias até que a agenda seja disponibilizada, pois não é possível agendar todos ao mesmo tempo”, comenta Valéria.
CONFIRA O PASSO A PASSO DO AGENDAMENTO
-Entre no site vacina.cuiaba.mt.gov.br ;
-Clique em PRÉ CADASTRO;
-Clique em ACEITAR E CONTINUAR;
-No campo GRUPO DE RISCO escolher PESSOAS DE 60 A 64 ANOS e clique em PRÓXIMO PASSO;
-Escolha a unidade onde deseja receber a vacina e clique em PRÓXIMO PASSO;
-Preencha todos os dados que estão marcados com * (no campo INFORME SUA PROFISSÃO, pode escrever a profissão que desempenhava ou escrever aposentado/aposentada);
- Não precisa preencher os campos INFORME O ESTABELECIMENTO/LOCAL DE SAÚDE e INFORME SEU SETOR DE TRABALHO;
-Clique em enviar cadastro;
-Clique em salvar cadastro.
*A pessoa vai entrar em uma fila de espera e será agendada nos próximos dias, sempre seguindo por ordem cronológica de cadastro. Ela precisa consultar o cadastro regularmente, pois quando tiver vaga, aparecerá a data e o horário do agendamento. Clique no desenho da impressora para gerar o QR Code. Imprima ou tire um print do QR Code para levar no dia que for se vacinar.
Com Secom/Cuiabá
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Rio Teles Pires: MP quer plano para desativar Usina Hidrelétrica
Futuro
Tortura e maus-tratos de crianças: MP pede prisão da esposa do avô
Desemprego recua para 5,6%, a menor taxa desde 2012, mostra IBGE
Sobre o voto de Fux para anular julgamento de Bolsonaro e outros réus no STF
CNI: Brasil cai duas posições e fica em 52º no ranking dos países mais inovadores
Viúva negra: Tribunal do Júri condena casal por crime torpe
Tráfico de drogas na mira: PC de MT integra operação nacional
Mercado financeiro projeta inflação de 4,83% em 2025
Fui professor em escola particular, esse tempo conta como magistério no Regime Próprio em que vou me aposentar?