Da Redação
Prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) defendeu a realização de plebiscito - consulta popular - frisando ser proposta do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (PTB), Emanuelzinho, para decisão sobre qual o modal de transporte ideal a Cuiabá/Várzea Grande.
Pinheiro, asseverou e solicitou apoio da Assembleia Legislativa, para garantir respaldo ao plebiscito. No discurso veemente pelo VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) do prefeito pontuou que, em que pese a defesa de Emanuelzinho, cabe ao Poder Legislativo a competência.
Destacou ser necessária a união de oito deputados para fazer valer a proposta - e na sequência, à Justiça Eleitoral demandar sobre o tema - previsto na Constituição.
A audiência pública, na tarde de hoje (4), na Assembleia Legislativa, foi requerida pelo deputado estadual Valdir Barranco (PT). Pinheiro solicitou ao parlamentar que lidere a proposta na AL, e Barranco disse que irá avaliar.
No rol de debates, e com integração de vereadores da Capital, Dilemário Alencar, lembrou a "corrupção" em torno das obras do VLT, na gestão Silval Barbosa.
Vereadora Edna Sampaio (PT) - assim como a deputada federal professora Rosa Neide, também do PT, pediram que o tema seja conduzido pela seriedade no trato dos recursos públicos.
Em tempo, a possibilidade de realização de plebiscito também foi ponto de recente artigo do advogado e consultor tributário, Victor Humerto Maizman.
Secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, integra o debate - contando com participação de especialistas no assunto também, além de deputados estaduais.
Em tempo, o governador Mauro Mendes (DEM) - acentuando base em estudo técnico - decidiu pela substituição do projeto VLT pelo BRT - ônibus de trânsito rápido.
O gestor da Capital também tenta na Justiça barrar a continuidade do BRT.
Mais informações em instantes.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
AL aprova Orçamento 2026 do Estado de quase R$ 40 bilhões
Um dos melhores laboratórios públicos do Brasil, diz Mendes
Licenciamento de software: TJ nega recurso e mantém decisão
Operação no interior: PC derruba ponto de tráfico e prende suspeitos
PEC da blindagem é aprovada por deputados e vai ao Senado
Energisa na mira: Wellington e deputados debatem concessão
Setembro Amarelo Não Funciona
Cartão do SUS será unificado com dados do CPF do usuário
Medicamentos GLP-1 e Tirzepatida: mais do que remédio, uma nova forma de cuidar da saúde
TJ manda companhia aérea pagar indenização de R$ 10 mil a passageiro