Cinco instituições e projetos sociais foram beneficiados pelas doações da 34ª edição da Gincana ECSA. Tradicionalmente realizada no encerramento do torneio, a campanha de arrecadação de calçados, roupas e alimentos deste ano teve que ser online, em atendimento às medidas de isolamento social por conta da pandemia da Covid-19. A retirada dos donativos foi organizada na última sexta-feira (27), na quadra da escola.
Com as aulas presenciais suspensas desde março, o acesso de mães, pais e responsáveis por alunos à ECSA foi restrito. Apesar disso, a direção da unidade optou por manter a campanha de arrecadação, principalmente, pela necessidade em ajudar comunidades carentes neste período de pandemia. Os donativos foram deixados na escola e entregues aos responsáveis pelas instituições em sacolas higienizadas.
Diretora geral da ECSA, Márcia Bezerra, ressalta que a Gincana é uma das atividades mais tradicionais e aguardadas pelos alunos ao longo do ano, incluindo a ação de arrecadação, que é também esperada pelas instituições beneficiadas. “O objetivo da campanha é despertar o espírito solidário entre as crianças, que levam isso aos adultos também. Sabemos que este tem sido um momento de muitas dificuldades a várias famílias carentes. Por isso, cada pessoa ajudada nos enche de alegria”, disse.
Um dos projetos beneficiados este ano foi o “Alimentando Almas” que oferece apoio, acolhimento e refeições a moradores de rua da região do Porto, em Cuiabá. A coordenadora da ação, Margareth Coutinho, conta que as doações chegaram na “hora certa”. Isto porque com a pandemia, a quantidade de donativos, assim como o número de voluntários vem diminuindo.
“Muitas pessoas ficam com medo de sair às ruas e levar doações ou entregar na sede do nosso projeto. Vir aqui hoje e sair com estes alimentos, roupas e produtos de limpeza é algo que nos ajudará bastante. Se todos fizessem o mínimo pelo próximo, teríamos um mundo bem melhor”, destaca Margareth.
Sustentabilidade
Além das ações sociais, a 34ª Gincana ECSA também contou com atividades voltadas para o meio ambiente e sustentabilidade. Para a ECO ECSA foram arrecadados resíduos recicláveis, lixo eletrônico, frascos de desodorante aerossol, garrafas pet, entre outros itens que podem ser reciclados. A iniciativa contou ainda com o plantio de uma horta na área externa da escola, realizada pelos alunos do Ensino Infantil que retornaram às atividades presenciais, em setembro. A ação foi coordenada pela equipe pedagógica da ECSA, respeitando as medidas de higienização e segurança.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Ministério Público anuncia oito vagas para Promotor de Justiça
PC prende homem acusado de ameaçar, agredir e morder ex-namorada
Setor de serviços cresce 0,3% em julho, mostra IBGE
TCE alerta sobre mudanças da Reforma Tributária a gestores municipais
Bolsonaro condenado: e agora?
Setembro Amarelo: a comunicação como ponte para a valorização da vida
Bancários: saúde mental em alerta
Governo divulga lista de produtos prioritários do Brasil Soberano
Governador acelera agenda de entregas com destaque à Educação
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado