Da Redação
O senador Wellington Fagundes (PL-MT) anunciou a liberação de R$ 10 milhões para reforma e construção dos blocos de Medicina e da Reitoria na Universidade Federal de Rondonópolis. Segundo ele, "a medida representa geração de empregos e a modernização da estrutura necessária para que a UFR atenda os alunos, o ensino e a pesquisa".
“Na retomada da nossa economia, onde estamos ainda vivenciando as mazelas da Covid-19, o foco é salvar vidas, mas também salvar esses empregos para atender a comunidade do sudeste mato-grossense como um todo”, ressaltou.
A afirmativa aconteceu durante reunião no Ministério da Educação - ontem (17), onde Wellington, acompanhado de uma comitiva de reitores das chamadas “novíssimas universidades”, voltou a cobrar – desta vez do ministro Milton Ribeiro – a liberação de cargos para consolidar a implantação dessas instituições.
Há anos, o assunto conta com a articulação política de Wellington e o trabalho deve continuar nos próximos meses. Isso porque uma Lei Complementar impede a criação desses cargos, mas o senador adiantou que apresentará um projeto de Lei para suprimir os dispositivos que vetam a efetivação de novos profissionais, e adiantou que já conversou sobre o assunto com líderes do Senado, durante reunião também nesta terça-feira, pedindo posterior aprovação à matéria.
O ministro Ribeiro se mostrou favorável ao pleito, dizendo que possui carreira acadêmica e enxerga que dar à sociedade a instalação efetiva das novas universidades é um horizonte a ser perseguido imediatamente. Ele alegou ainda que falará com o presidente Jair Bolsonaro sobre o assunto, de forma a chancelar sua importância.
A reitora da UFR, Analy Polizel, afirmou que a alternativa agrada, pois parece de vez solucionar o problema administrativo, e que mais de 4 mil alunos aguardam ansiosos essa efetivação.
Com Assessoria
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Operação aponta irregularidades em bombas de combustíveis de MT
TCE alerta sobre ações a prevenção ao suicídio entre crianças
Violência institucional e responsabilidade de empresas: lições do caso TAP
TJ destaca: consumidor barra ação de cobrança de cheque prescrito
PEC da Blindagem: Uma Violação Constitucional e um Ataque Direto à Sociedade Brasileira
Excesso Digital: Como Evitar que isso Sabote Sua produtividade
AL aprova Orçamento 2026 do Estado de quase R$ 40 bilhões
Um dos melhores laboratórios públicos do Brasil, diz Mendes
Licenciamento de software: TJ nega recurso e mantém decisão
Operação no interior: PC derruba ponto de tráfico e prende suspeitos