Da Redação
No campo do embate das eleições, o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) e candidato à reeleição divulgou nota em que rebate as "críticas realizadas pelo vereador e também candidato, Abílio Jr. e a do deputado federal e candidato ao Senado, José Medeiros, ambos do Podemos".
Emanuel revida ao assinalar que "são eleitoreiras, baixas e sem embasamento técnico. Eles estão usando da fragilidade das pessoas para tentar angariar votos em cima da pior crise sanitária que a capital já vivenciou".
Confira a nota na íntegra:
O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) e candidato à reeleição esclarece: às críticas realizadas pelo vereador e também candidato, Abílio Jr. e a do deputado federal e candidato ao Senado, José Medeiros, ambos do Podemos, são eleitoreiras, baixas e sem embasamento técnico. Eles estão usando da fragilidade das pessoas para tentar angariar votos em cima da pior crise sanitária que a capital já vivenciou.
Quanto ao decreto municipal sobre as medidas adotadas para o enfrentamento da covid, ele foi criado juntamente com o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, com base em estudos do Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde.
O decreto sobre a redução da frota do transporte coletivo foi uma medida adotada não somente em Cuiabá, mas, em São Paulo, Florianópolis, Belo Horizonte e outras cidades.
Quanto ao fechamento do comércio, o mundo inteiro adotou a mesma medida. O que evitou uma tragédia maior. Cuiabá foi preparada para enfrentar um vírus desconhecido, enquanto o vereador brincou com a doença, andando inclusive com uma sacola no rosto em lugares públicos.
Além da diminuição da frota de transporte público, também foi decretado a suspensão das aulas, suspensão de eventos, shoppings, bares, restaurantes, enfim, várias providências duras, mas necessárias, de acordo com as recomendações da OMS. Ele também determinou que o antigo Pronto Socorro, que seria fechado para dar início às obras do Hospital da Família, fosse transformado em Hospital Referência Covid.
No total foram 135 leitos de UTIs exclusivos para pacientes com covid de todo estado de Mato Grosso.
Com relação aos gastos citados pelos dois candidatos, a Prefeitura de Cuiabá disponibiza todas as informações sobre uso de recursos no Portal Transparência- "Transparência Coronavírus". Além disso, para dar transparência dos recursos recebidos e dos gastos efetuados no enfrentamento à covid, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Município.
O Departamentos de Matemática e de Geografia e do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) também avaliou que o isolamento social adotado pela Prefeitura de Cuiabá no início da pandemia foi um fator importante no achatamento da curva de contaminação, evitando o colapso do sistema de saúde, dando tempo para a cidade preparar sua estrutura e evitando um número muito maior de mortes.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Operação: Polícia Militar reforça segurança nos municípios de MT
PM confirma prisão de membros de facção que queriam matar rival
Empresas afetadas por tarifaço podem pedir crédito do Brasil Soberano
Estado destaca: MT tem 2ª safra de milho com recorde de produção
Operação aponta irregularidades em bombas de combustíveis de MT
TCE alerta sobre ações a prevenção ao suicídio entre crianças
Violência institucional e responsabilidade de empresas: lições do caso TAP
TJ destaca: consumidor barra ação de cobrança de cheque prescrito
PEC da Blindagem: Uma Violação Constitucional e um Ataque Direto à Sociedade Brasileira
Excesso Digital: Como Evitar que isso Sabote Sua produtividade