• Cuiabá, 18 de Setembro - 2025 00:00:00

A AL não é só para fazer leis, mas também para fiscalizar, alerta deputado


Da Redação

Deputado Carlos Avallone (PSDB) disse, após audiência sobre as metas físicas do Estado - relativas ao 1º semestre de 2020, que "a Assembleia não é só para fazer leis, mas também para acompanhar e fiscalizar o governo para podermos orientar e corrigir rumos”.

A Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO) discutiu em audiência pública, na manhã desta quinta-feira (15), as metas físicas referentes ao 1º semestre de 2020 das pastas de educação, segurança pública e planejamento do estado. A reunião, feita de maneira remota, foi presidida pelo deputado estadual Carlos Avallone (PSDB).

A secretária de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, deu ênfase para as ações tomadas pela pasta durante a pandemia do novo coronavírus. No início de abril, a secretaria elaborou materiais digitais para orientar a comunidade após a suspensão das aulas presenciais. No mesmo mês, a pasta começou a entrega de cestas básicas para os alunos de famílias cadastradas no programa Bolsa Família.

Também nessa época, a Seduc implementou o ensino a distância por meio de plataforma on-line e distribuição de apostilas impressas. De acordo com a secretária, mais de 80% dos estudantes foram atendidos. Em maio, foram gravadas videoaulas em parceria com a Assembleia Legislativa e, em junho, começou a ser traçado um plano estratégico para retomada das aulas presenciais.

De acordo com Marioneide Kliemaschewsk, no primeiro semestre deste ano a secretaria conseguiu implementar 70% da Diretriz Base Comum Curricular e do Documento de Referência nas escolas.

Já o gestor da Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT), Alex Costa, ressaltou a diminuição da criminalidade do estado no número de homicídios, latrocínios e furtos de veículos. “Esses dados são fundamentais para que a população se sinta mais segura”, defendeu. Ele ainda apresentou o desempenho da pasta em diferentes metas, como na manutenção das unidades de Polícia Militar e Politec, cujas metas foram atingidas e argumentou que a pandemia prejudicou algumas ações como capacitações.

O titular do Planejamento, Basílio Santos, destacou os resultados do governo na área da segurança e citou a taxa de 94% de inquéritos concluídos com autoria definida. “É muito importante essa audiência pública porque o governo precisa aplicar o dinheiro corretamente e podemos mostrar que estamos no caminho certo”, afirmou. Ainda foram apresentadas as metas para o turismo, também prejudicadas por conta da Covid-19.

“Fico feliz em ver que o Legislativo está fazendo seu papel”, reforçou o procurador de contas William Brito, que também acompanhou a discussão.

 

Com Assessoria AL




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: