Da Redação
Deputado Carlos Avallone (PSDB) disse, após audiência sobre as metas físicas do Estado - relativas ao 1º semestre de 2020, que "a Assembleia não é só para fazer leis, mas também para acompanhar e fiscalizar o governo para podermos orientar e corrigir rumos”.
A Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO) discutiu em audiência pública, na manhã desta quinta-feira (15), as metas físicas referentes ao 1º semestre de 2020 das pastas de educação, segurança pública e planejamento do estado. A reunião, feita de maneira remota, foi presidida pelo deputado estadual Carlos Avallone (PSDB).
A secretária de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, deu ênfase para as ações tomadas pela pasta durante a pandemia do novo coronavírus. No início de abril, a secretaria elaborou materiais digitais para orientar a comunidade após a suspensão das aulas presenciais. No mesmo mês, a pasta começou a entrega de cestas básicas para os alunos de famílias cadastradas no programa Bolsa Família.
Também nessa época, a Seduc implementou o ensino a distância por meio de plataforma on-line e distribuição de apostilas impressas. De acordo com a secretária, mais de 80% dos estudantes foram atendidos. Em maio, foram gravadas videoaulas em parceria com a Assembleia Legislativa e, em junho, começou a ser traçado um plano estratégico para retomada das aulas presenciais.
De acordo com Marioneide Kliemaschewsk, no primeiro semestre deste ano a secretaria conseguiu implementar 70% da Diretriz Base Comum Curricular e do Documento de Referência nas escolas.
Já o gestor da Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT), Alex Costa, ressaltou a diminuição da criminalidade do estado no número de homicídios, latrocínios e furtos de veículos. “Esses dados são fundamentais para que a população se sinta mais segura”, defendeu. Ele ainda apresentou o desempenho da pasta em diferentes metas, como na manutenção das unidades de Polícia Militar e Politec, cujas metas foram atingidas e argumentou que a pandemia prejudicou algumas ações como capacitações.
O titular do Planejamento, Basílio Santos, destacou os resultados do governo na área da segurança e citou a taxa de 94% de inquéritos concluídos com autoria definida. “É muito importante essa audiência pública porque o governo precisa aplicar o dinheiro corretamente e podemos mostrar que estamos no caminho certo”, afirmou. Ainda foram apresentadas as metas para o turismo, também prejudicadas por conta da Covid-19.
“Fico feliz em ver que o Legislativo está fazendo seu papel”, reforçou o procurador de contas William Brito, que também acompanhou a discussão.
Com Assessoria AL
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC mira grupo acusado de esquema para desviar cargas de soja
Operação: Polícia Militar reforça segurança nos municípios de MT
PM confirma prisão de membros de facção que queriam matar rival
Empresas afetadas por tarifaço podem pedir crédito do Brasil Soberano
Estado destaca: MT tem 2ª safra de milho com recorde de produção
Operação aponta irregularidades em bombas de combustíveis de MT
TCE alerta sobre ações a prevenção ao suicídio entre crianças
Violência institucional e responsabilidade de empresas: lições do caso TAP
TJ destaca: consumidor barra ação de cobrança de cheque prescrito
PEC da Blindagem: Uma Violação Constitucional e um Ataque Direto à Sociedade Brasileira