Da Redação
No primeiro dia de campanha - seguindo o projeto à reeleição, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), participou de missa na Capital, acompanhado da primeira-dama, Márcia Pinheiro.
Confira as informações, conforme disponibilizado via assessoria:
O prefeito da Capital, Emanuel Pinheiro (MDB) e a primeira-dama Márcia Pinheiro participaram na manhã deste domingo (27), da missa em honra ao Senhor Bom Jesus - Padroeiro de Cuiabá, realizada na Catedral Basílica Bom Jesus de Cuiabá (igreja da Matriz).
Ao final da missa, o prefeito realizou a entrega do manto que cobre a imagem do Senhor Bom Jesus, ao Padre Deusdédit Monge. O ato marca o início dos festejos em homenagem ao padroeiro, que neste ano, devido a pandemia da covid-19, não será realizada.
A entrega do manto à principal autoridade da cidade é um pedido de intercessão para que o padroeiro direcione as ações daquele que está à frente da cidade. É uma tradicional simbologia de fé, buscando sempre que o Bom Jesus de Cuiabá ilumine as tomadas de decisões de nossos gestores e nossa cidade esteja protegida.
"Sempre procuro manter firme a história e tradição da nossa cidade, que inclusive, a história e desenvolvimento de Cuiabá está muito ligada e enraizada a com a fé cristã, especialmente com a participação da comunidade católica. Iniciamos o domingo pedindo bênçãos ao nosso Senhor Bom Jesus de Cuiabá, que Ele nos proteja e nos guarde em nossa caminhada", lembra o prefeito Emanuel.
História
A tradição está presente na cuiabania há 300 anos. A festividade em honra ao padroeiro da capital foi retomada há cerca de 6 anos, sempre precedida por uma novena em Honra e Glória ao Senhor Bom Jesus com a tradicional missa, procissão e quermesse no encerramento.
O prefeito recebe o manto que cobre a imagem e fica como guardião durante todo o mês de setembro, devolvendo o manto no encerramento das festividades.
Emanuel foi quem estabeleceu a data realização da Festa do Senhor Bom Jesus de Cuiabá no último domingo do mês de setembro de cada ano se deu em 2017, quando ainda era deputado estadual, ele propôs um projeto de lei instituindo a data no calendário de eventos de Mato Grosso.
Com Assessoria
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC mira grupo acusado de esquema para desviar cargas de soja
Operação: Polícia Militar reforça segurança nos municípios de MT
PM confirma prisão de membros de facção que queriam matar rival
Empresas afetadas por tarifaço podem pedir crédito do Brasil Soberano
Estado destaca: MT tem 2ª safra de milho com recorde de produção
Operação aponta irregularidades em bombas de combustíveis de MT
TCE alerta sobre ações a prevenção ao suicídio entre crianças
Violência institucional e responsabilidade de empresas: lições do caso TAP
TJ destaca: consumidor barra ação de cobrança de cheque prescrito
PEC da Blindagem: Uma Violação Constitucional e um Ataque Direto à Sociedade Brasileira