Da Redação
O Senado Federal deve criar uma Comissão Especial para acompanhar a situação do bioma pantanal, ameaçado pelo fogo. A proposta é do senador Wellington Fagundes (PL-MT), membro da Comissão de Meio Ambiente do Senado e deve incluir senadores de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
A votação será na terça-feira, 8. Em seguida, os senadores devem visitar a região para verificar 'in loco' a situação das queimadas, que já consumiram 560 mil hectares nos últimos 40 dias somente na parte norte.
A comissão de senadores deve começar a visita pela região de Poconé, onde há muitos focos de queimadas. A fumaça tem invadido as cidades e provocando o aumento considerável de doenças respiratórias. Na quarta-feira, 02/09, Wellington se reuniu em café da manhã com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre. Eles conversaram da importância da criação dessa Comissão e da necessidade de envolver o máximo de organizações voltadas ao interesse de proteger o bioma.
A proposta é verificar com vários segmentos (cientistas, organizações não governamentais, proprietários rurais e comunidades tradicionais), qual a origem do problema e o que pode ser feito para evitar as queimadas criminosas e desenvolver ações para o desenvolvimento sustentável da região.
Mesmo caracterizado como um bioma que possui estações seca e chuvosa fortemente demarcadas, com maior frequência de focos de incêndio no período da seca (agosto a outubro), o aumento do registro de queimadas entre os meses de janeiro a agosto de 2020 (não somente no Pantanal, mas também na Amazônia Legal) em comparação com os anos anteriores, tornou-se um dos assuntos mais discutidos no Brasil e no exterior, tendo em vista os riscos para o meio ambiente e a biodiversidade desses ecossistemas únicos.
O Pantanal, apesar de sua importância ambiental e seu potencial turístico, possui apenas 4,6% de seu território protegido por unidades de conservação, segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA). No entanto, 80% da área desse bioma encontra se preservado. Além disso, o senador cita que o bioma representa uma das mais importantes reservas da biosfera do mundo e atrai, por suas belezas, milhares de visitantes por ano. "Estamos falando de um patrimônio da Humanidade" - citou.
O trabalho de combate aos incêndios no Pantanal envolve 110 agentes públicos. Entre eles, brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Outros 200 brigadistas voluntários também estão na região.
Com Assessoria
Ainda não há comentários.
Veja mais:
O futuro do agronegócio passa pela confiança e pela inovação
Comércio registra retração em Mato Grosso, aponta estudo
TJ manda seguradora indenizar produtor por perda de safra
Culinária asiática tem espaço para crescer nos shoppings centers do Brasil
O competidor mora ao lado: a evolução da manufatura e o papel da China versus Japão
PC mira grupo acusado de esquema para desviar cargas de soja
Operação: Polícia Militar reforça segurança nos municípios de MT
PM confirma prisão de membros de facção que queriam matar rival
Empresas afetadas por tarifaço podem pedir crédito do Brasil Soberano
Estado destaca: MT tem 2ª safra de milho com recorde de produção