Da Redação
Projeto de Lei 494/2020 - em tramitação na Assembleia Legislativa, recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). O texto torna "obrigatória a criação de um Portal de Transparência COVID-19, em sítio oficial, em todos os municípios do Estado de Mato Grosso".
Aplicação de recursos nesse cenário tem sido alvo de constantes denúncias nos estados - e hoje (25) - foco de mais uma operação da Polícia Federal no país.
Conforme a AL, "a proposta parlamentar visa disponibilizar todos os valores e recursos arrecadados e a sua devida destinação ao enfrentamento da pandemia do coronavírus".
De autoria do deputado estadual Thiago Silva (MDB), o PL 494/2020 tem por objetivo dar transparências aos gastos públicos durante o período de pandemia e facilitar o acesso à informação. “A divulgação dos gastos específicos relacionados à atual emergência de saúde pública reforça a importância da transparência para fortalecimento do controle social”, defende o autor da proposta.
O deputado e presidente da CCJR, Dilmar Dal Bosco (DEM), destacou que o teor do projeto tem sido amplamente discutido durantes as reuniões da comissão. “O nosso vice-presidente da CCJR, Dr. Eugênio, sempre destaca a importância do controle e fiscalização da aplicação dos recursos para combater o coronavírus”, ressaltou Dal Bosco.
Sebastião Rezende (PSC) parabenizou o relator do projeto, deputado Lúdio Cabral (PT), pelo parecer favorável e destacou que devido à importância do texto, ele também havia apresentado um PL similar.
Ainda durante a reunião da CCJR, o deputado Dr. Eugênio (PSB) deu parecer favorável aos ofícios número 55, 81, 107 e 117 que dispõem sobre o decreto de calamidade pública pelos municípios de Ribeirãozinho, Araguainha, Ponte Branca e Torixoréu, respectivamente.
Novas Comarcas
O deputado Sílvio Fávero (PSL) relatou favoravelmente ao Projeto de Lei 677/2020 que autoriza a criação de cargos para a instituição da 2ª Vara Criminal de Lucas do Rio Verde. Segundo o relator, o município possui mais de 7,8 mil processos, dos quais pelo menos 7 mil são criminais. Também recebeu parecer favorável o Projeto de Lei 678/2020, que dispõe sobre a criação dos cargos para a 2ª vara Criminal do município de Primavera do Leste. Os dois projetos apresentaram os números referentes à disponibilidade orçamentária e financeira do Tribunal de Justiça para arcar com os custos dos novos cargos.
Com Assessoria AL
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC mira grupo acusado de esquema para desviar cargas de soja
Operação: Polícia Militar reforça segurança nos municípios de MT
PM confirma prisão de membros de facção que queriam matar rival
Empresas afetadas por tarifaço podem pedir crédito do Brasil Soberano
Estado destaca: MT tem 2ª safra de milho com recorde de produção
Operação aponta irregularidades em bombas de combustíveis de MT
TCE alerta sobre ações a prevenção ao suicídio entre crianças
Violência institucional e responsabilidade de empresas: lições do caso TAP
TJ destaca: consumidor barra ação de cobrança de cheque prescrito
PEC da Blindagem: Uma Violação Constitucional e um Ataque Direto à Sociedade Brasileira