Da Redação
Em nota, nesta segunda-feira (10), o Ministério Público Estadual (MPE) assevera análise sobre o quadro da pandemia do coronavírus, que ceifou no país mais de 100 mil vidas.
Os dados pontuados no domingo - consideraram, conforme reportagem da Agência Brasil, em trecho, que: "o Ministério da Saúde divulgou hoje (ontem), dia 9, novos números sobre a pandemia do novo coronavírus (covid-19) no país. De acordo com levantamento diário feito pela pasta, o Brasil tem 3.035.422 casos confirmados da doença e 101.049 mortes registradas. Os casos recuperados somam 2.118.460".
Na noite de ontem, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) confirmou 63.680 casos da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registradas 2.147 mortes em decorrência do coronavírus no Estado - 22 nas últimas 24 horas".
Confira a nota do MP na íntegra:
O Ministério Público de Mato Grosso manifesta sua solidariedade aos familiares e amigos dos mais de 100 mil brasileiros mortos pela Covid-19. Lamentavelmente, no dia 08 de agosto atingimos essa marca que nos mantém como o segundo país com maior número de vítimas fatais da doença e que poderia ter sido evitada.
Desde o surgimento da pandemia e antes mesmo do registro dos primeiros casos no Brasil, o Ministério Público, lastreado pelas recomendações das autoridades sanitárias, já defendia e cobrava do Governo Federal, governos estaduais e municipais a adoção de ações firmes, efetivas e responsáveis, baseadas na ciência, que teriam evitado a perda de tantos brasileiros e a dilaceração de tantas famílias.
A subestimação da alta capacidade de disseminação do Novo Coronavírus, o discurso negacionista da gravidade da doença, o comportamento público inadequado de altas autoridades estimulando o não cumprimento do distanciamento social e do uso de máscara estão, sem dúvida, entre as causas dessa tragédia que deixa o país em luto.
O Ministério Público de Mato Grosso reafirma seu compromisso de continuar vigilante, cobrando a atuação eficiente dos entes públicos, propondo ações de responsabilização daqueles que se omitem ou contrariam as normas sanitárias, para que essa triste e lamentável marca de 100 mil mortes pela Covid-19 não se transforme numa tragédia humanitária de proporções ainda mais devastadoras.
Com informações MP
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Governo divulga lista de produtos prioritários do Brasil Soberano
Governador acelera agenda de entregas com destaque à Educação
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado
Operação da PM apreende 41 tabletes de supermaconha em MT
Operação da PF mira rede de pedofilia virtual em Barra do Garças
Forças de Segurança apreendem 300 kg de pasta base de cocaína
PC desarticula esquema milionário de pirâmide financeira
Valor da produção agrícola brasileira recua 3,9% em 2024, mostra IBGE
Síndrome do Impostor Financeiro leva empreendedores a temer números do negócio
TJ manda pagar honorários médicos em parto de alto risco