Da Redação
Prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) lançou a avenida Contorno Leste, neste sábado (01.08) - pontuando "ser a maior obra estruturante da história da capital".
O gestor percorreu os 17,3km de sua extensão, com paradas em quatro pontos estratégicos até a ligação com a Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251). Conforme a prefeitura, "a obra deve beneficiar mais de 200 mil pessoas diretamente, interligando todas as regiões de Cuiabá. O prazo de entrega é de 24 meses, com investimento de R$ 125 milhões".
“Era a última região que faltava ser conectada ao desenvolvimento da nossa cidade. Esta obra vai beneficiar diretamente mais de 200 mil pessoas, um terço da população cuiabana, formada em quase sua totalidade por famílias de baixa renda, gente humilde, honrada e trabalhadora, que não conhece ainda a integração e o desenvolvimento em sua região, mais de 50 bairros diretamente beneficiados e dezenas de outros bairros indiretamente beneficiados”, disse o prefeito.
O ato foi acompanhado do secretário de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues, do deputado Federal Emanuel Pinheiro Neto, do presidente da Câmara Municipal, Misael Galvão e dos vereadores Renivaldo Nascimento, Orivaldo da Farmácia, Adilson da Levante e Adevair Cabral.
“Hoje é um dia muito significativo para mim. Meu pai, o ex-deputado federal Emanuel Pinheiro da Silva Primo estaria completando hoje, 90 anos de idade, e eu fico muito feliz de Deus ter me reservado esse destino, de poder estar aqui hoje, de ser o prefeito da terra em que eu nasci, no momento em que nossa capital completa 300 anos, de poder concretizar ações e projetos tão importantes como esse, que vai impactar diretamente no desenvolvimento da cidade e na qualidade de vida da população, principalmente os mais humildes, os mais carentes”, assinalou Pinheiro.
De acordo com a prefeitura, "a Avenida Contorno Leste contará, ao longo de sua extensão, com todos os componentes de uma grande estrutura de mobilidade urbana. Conforme o projeto, a via terá 17,3 quilômetros de pista dupla, cada uma delas constituídas por duas faixas de rolamento, de 3,60 metros, e acostamento".
“Para vocês terem uma ideia, a avenida Beira Rio, que foi a primeira obra estruturante de Cuiabá, tem 11km. A avenida Miguel Sutil, outra importante obra e que foi a segunda estruturante da nossa capital, tem 14km. Avenida das Torres, que é a terceira obra estruturante, tem 13km. Esta obra, a maior obra estruturante da nossa linda e eterna cidade verde, tem 17km e 300 metros”, enfatizou o prefeito.
A gestão ressalta que "também consta no projeto ciclovia em todo o seu prolongamento, calçada e canteiro central. Além disso, em pontos estratégicos, serão construídas ao menos 13 rotatórias e duas pontes sobre o Rio Coxipó. Na construção, será investido R$ 125 milhões, oriundos de uma operação de crédito formalizada com a Caixa Econômica Federal (CEF). A obra será composta pelas etapas de terraplanagem, drenagem, pavimentação, sinalização e obras complementares. Na fase de terraplanagem estão previstos os serviços de escavação e compactação do solo. Para a parte de drenagem será construído todo o sistema de escoamento de águas pluviais como bueiros, dreno, meio-fio e sarjeta".
Acentua ainda que "a partir disso, entra na reta final com a construção da pavimentação, na qual serão feitos os trabalhos de subleito, sub-base e base, e a cobertura da via com a massa asfáltica. Na sequência, será executada a sinalização viária horizontal e vertical. Por fim, a avenida será concluída com a instalação da iluminação e plantio de grama no canteiro central".
Com Assessoria
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC mira grupo acusado de esquema para desviar cargas de soja
Operação: Polícia Militar reforça segurança nos municípios de MT
PM confirma prisão de membros de facção que queriam matar rival
Empresas afetadas por tarifaço podem pedir crédito do Brasil Soberano
Estado destaca: MT tem 2ª safra de milho com recorde de produção
Operação aponta irregularidades em bombas de combustíveis de MT
TCE alerta sobre ações a prevenção ao suicídio entre crianças
Violência institucional e responsabilidade de empresas: lições do caso TAP
TJ destaca: consumidor barra ação de cobrança de cheque prescrito
PEC da Blindagem: Uma Violação Constitucional e um Ataque Direto à Sociedade Brasileira