Da Redação
"A retomada depende do cenário de casos da Covid-19", disse o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) em debate hoje (29) sobre o segmento de academias na Capital.
O gestor se reuniu com representantes das academias de Cuiabá, para dialogar sobre a construção de plano de retomada gradativa das atividades. O encontro foi feito por videoconferência. Na ocasião, o gestor recebeu algumas propostas do setor, como horário reduzido e medidas de biossegurança e se comprometeu a analisar para emitir parecer na próxima semana.
“Vocês geram emprego, renda, promovem a saúde, a qualidade de vida. Vocês representaram para a receita municipal R$ 3,5 milhões a menos nesse período de fechamento. Em sã consciência, gestor nenhum fecharia um instrumento tão importante para a nossa economia. Sempre me preocupei em desburocratizar, evitar que a Prefeitura fosse um agente atrapalhador das atividades privadas, de quem gera emprego. Todas as medidas que eu tive que tomar foram com o coração partido, porque eu sei o que significa para vocês. Mas não tinha outra alternativa. A gente olha pro lado e vê Manaus, vê Belém, Fortaleza, São Paulo, vê Recife e ai eu penso que valeu a pena, porque economia a gente recupera, mas a saúde e a vida das pessoas não. E um setor forte como o de vocês eu tenho certeza que juntos podemos suportar e recuperar o tempo e os prejuízos perdidos”, pontuou o prefeito.
O professor Ricardo Queiroz, representante do setor de academias, afirmou ter realizado uma pesquisa das ações adotadas na Europa e que as ações tomadas pelo prefeito conduzem Cuiabá pelo caminho certo. De acordo com o professor, são mais de 200 academias na baixada cuiabana, empregando cerca de dois mil profissionais.
O presidente do Conselho de Educação Física, Carlos Alberto disse que todos estão dispostos a ajudar na elaboração do plano de retomada gradual. Ele evidenciou que já são mais de 60 dias sem trabalhar e que os profissionais não foram atendidos pelo Governo Federal com auxílio emergencial.
Presente também na reunião, o deputado Federal, Emanuel Pinheiro Neto se colocou à disposição para buscar soluções para a crise econômica do setor via União.
“Reconhecemos a importância de vocês na geração de emprego e no desenvolvimento do município, no crescimento da cadeia produtiva como um todo. O desafio dos gestores hoje é equilibrar essa balança no cuidado com a saúde de com a classe econômica, especialmente as academias, que está sendo deixada por último não por demérito, mas por precisar de uma atenção especial e vejo que vocês tem essa compreensão. Me coloco à disposição como parlamentar federal, me somo a Câmara de vereadores, a Assembleia porque reconheço o valor de vocês, o trabalho e a dificuldade inesperada, saibam que vocês têm um parceiro, estou pronto a qualquer momento para dar todo o suporte necessário para vocês”, finalizou o deputado federal.
Também estavam presentes na reunião o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, o vereador Chico 2000 e o presidente da Câmara Municipal, Misael Galvão.
Confira as 10 medidas apresentadas ao prefeito Emanuel Pinheiro pelo setor de academias e educadores físicos para a retomada gradativa das atividades:
1 -Horário reduzido, de segunda a sexta das 5h às 10h e das 15h às 21h.
2- Suspensão do atendimento a pessoas com mais de 60 anos.
3- Disponibilidade de termômetro digital para aferição de temperatura.
4- Uso obrigatório de máscara e interdição de bebedouros.
5- Limpeza constante dos aparelhos com álcool gel e sabão.
6- Instalação de lâminas com água sanitária para limpeza dos tênis.
7- Controle de fluxo de pessoas.
8- Abertura somente das academias.
9- Abertura somente de academias regulares junto ao CreFi.
10- Todas essas orientações estarão dispostas em mural da cada academia.
Com Assessoria

Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
TJ: reserva para moradia não impede penhora em caso de dívida
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo
TJ decide: venda sob pressão anula contrato e gera indenização
O Agro além do Mito!
Os desafios do aluguel por temporada X falta de segurança e sonegação: o custo invisível para a sociedade
Exclusividade Fotográfica em Formaturas: Entre a Organização do Evento e os Direitos do Consumidor
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera