Da Redação
Presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Gilberto Giraldelli, determinou a diplomação de Carlos Fávaro como senador por Mato Grosso - seguindo decisão da Justiça Eleitoral, leia-se do estado e com alinhamento ao Tribunal Superior Eleitoral, que cassou o mandato de Selma Arruda por caixa 2 e abuso do poder econômico nas eleições 2018.
Assessoria jurídica de Fávaro se dirigiu ao TRE para efetivação dos documentos - considerando não ter sido realizado ato de diplomação por razões da pandemia do coronavírus.
O presidente do TRE ressalta que "de se destacar que a decisão liminar proferida na ADPF n. 644/DF concede ao 'candidato imediatamente mais bem votado' o direito à posse interina no cargo em apreço, razão pela qual, atendido o requisito do art. 215 do Código Eleitoral, com fulcro no que dispõe o art. 19, inc. XXII, do Regimento Interno deste Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, defiro o pedido formulado pelo candidato mais bem votado, ou seja, o senhor Carlos Henrique Baqueta Fávaro, indeferindo, contudo, com relação aos suplentes, porquanto não incluídos no comando da aludida decisão liminar".
Conforme os termos do TRE, Gilberto Giraldelli acentuou no documento a decisão: "à Secretaria Judiciária para imediata adoção das medidas necessárias à expedição do diploma do requerente Carlos Henrique Baqueta Fávaro".
Em trecho, pontua que "em observância às medidas de prevenção e de controle das infecções por coronavírus (Covid-29), que ensejaram a suspensão do expediente presencial nesta Justiça Eleitoral, determino que o requerente Carlos Henrique Baqueta Fávaro, ou seu procurador legalmente constituído, compareça excepcionalmente às dependências da Secretaria Judiciária, às 15 horas, quando o senhor Secretário Judiciário procederá a entrega do diploma, com as cautelas de estilo".
Assinalou também que "esclareço, por necessário, que apenas o requerente Carlos Henrique Baqueta Fávaro, ou seu procurador legalmente constituído, será autorizado a ingressar no interior deste Tribunal, quando deverá observar os protocolos de proteção contra o contágio".
A expectativa é de que Fávaro assuma vaga no Senado até amanhã.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Empresas afetadas por tarifaço podem pedir crédito do Brasil Soberano
Estado destaca: MT tem 2ª safra de milho com recorde de produção
Operação aponta irregularidades em bombas de combustíveis de MT
TCE alerta sobre ações a prevenção ao suicídio entre crianças
Violência institucional e responsabilidade de empresas: lições do caso TAP
TJ destaca: consumidor barra ação de cobrança de cheque prescrito
PEC da Blindagem: Uma Violação Constitucional e um Ataque Direto à Sociedade Brasileira
Excesso Digital: Como Evitar que isso Sabote Sua produtividade
AL aprova Orçamento 2026 do Estado de quase R$ 40 bilhões
Um dos melhores laboratórios públicos do Brasil, diz Mendes