Bruno Vicente - Sicom
O prefeito Emanuel Pinheiro, se reuniu com diversas entidades representantes do setor produtivo da Capital, na quarta-feira (18). O encontro teve como objetivo debater medidas que podem ser adotadas, em conjunto entre o poder público e a iniciativa privada, para minimizar os impactos do coronavírus (Covid-19) na economia municipal. A agenda cumpre com o mote de fortalecimento à gestão participativa, adotado pela Prefeitura de Cuiabá.
A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, os secretários de Fazenda, Antônio Roberto Possas de Carvalho, e o de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, e o vereador Vinicyus Hugueney também participaram da reunião.
Na oportunidade, Pinheiro recebeu das instituições um documento com todas as propostas elaboradas pelos comerciantes. Conforme o prefeito, as sugestões serão analisadas em conjunto com o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, instituído pelo decreto 7.839/2020. Posterior a essa apreciação, uma nova reunião será agendada para discutir quais intervenções podem ser aplicadas de imediato.
“O setor produtivo tem grande participação na economia do Cuiabá, gerando empregos e renda. Por isso, nesse momento em que todos estão sendo afetados, temos também a sensibilidade de olhar para esse setor. A Prefeitura é a casa de todos e sempre foi parceira da iniciativa privada. Dessa forma, novamente estaremos juntos superando esse momento de instabilidade econômica e social. Nada será feito sem que haja esse diálogo”,
O chefe do Executivo cuiabano também apresentou à classe empresarial todas as ações já realizadas pelo Município como forma de prevenção ao avanço do Covid-19. Entre as medidas, o prefeito explicou, detalhadamente, sobre as voltadas para as áreas da Saúde, Educação, Assistência Social, Mobilidade Urbana, Saneamento Básico e Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico.
Em contrapartida, as entidades também pontuaram todas as providências que, de forma espontânea, os estabelecimentos comerciais têm adotado com ato de prevenção. Em bares e restaurantes, por exemplo, destaca-se o reforço na higienização da cozinha e demais áreas, distanciamento maior entre as mesas, ventilação do ambiente, incentivo a higienização das mãos e uso do álcool em gel.
“Nunca a cidade precisou tanto de nós todos juntos como agora. Para superarmos isso, é necessário que cada um chame um pouco da responsabilidade para si. Como prefeito, farei o que for possível para resolver e causar o menor impacto. Fico extremamente satisfeito em ver o engajamento, a preocupação e a conscientização desse setor que é tão importante para o desenvolvimento da cidade”, finalizou Pinheiro.
Estiveram presentes a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL/MT), Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Mato Grosso (ABIH-MT), Associação Comercial de Cuiabá (ACC) e Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat).

Ainda não há comentários.
Veja mais:
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro