Da Redação
Deputados derrubaram o veto integral do governador Mauro Mendes ao Projeto de Lei 393/2019, de autoria do deputado estadual Ulysses Moraes, que altera o dispositivo da Lei n° 7.301- que estabelece Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e veda a retenção ou apreensão de veículos no caso de inadimplência.
Com a decisão, nesta semana, o estado está impedido de apreender veículos com atraso no pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
O PL havia sido aprovado no primeiro semestre deste ano, mas foi vetado pelo governador Mauro Mendes, sob a alegação de que a Procuradoria-Geral do Estado tinha opinado pela inconstitucionalidade da proposta. Apesar dos apontamentos do governo, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia sugeriu a derrubada do veto e o PL 393 voltou ao Plenário, sendo aprovado por 17 votos favoráveis.
“Apesar de já existir o entendimento pelo Judiciário de que o governo não pode confiscar bens pelo não pagamento de tributos, o projeto resguarda os direitos dos trabalhadores que precisam de seus veículos para trabalhar, sem perder seu meio de gerar renda ou locomoção pelo não pagamento da dívida”, esclarece o parlamentar.
Nos próximos dias, o PL entrará em vigor e irá proteger o contribuinte das abusivas práticas de cobrança indireta do IPVA por meio da apreensão do veículo em caso de inadimplência, configurando sanção política, vedada pelo Superior Tribunal Federal (STF).
Com Assessoria
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PEC da blindagem é aprovada por deputados e vai ao Senado
Energisa na mira: Wellington e deputados debatem concessão
Setembro Amarelo Não Funciona
Cartão do SUS será unificado com dados do CPF do usuário
Medicamentos GLP-1 e Tirzepatida: mais do que remédio, uma nova forma de cuidar da saúde
TJ manda companhia aérea pagar indenização de R$ 10 mil a passageiro
Riscos penais para empresas: o que está por trás do aumento de buscas e apreensões e como isso pode afetar a reputação do seu negócio
Soberania de dados: o novo campo de disputa geopolítica que ameaça empresas brasileiras
Rio Teles Pires: MP quer plano para desativar Usina Hidrelétrica
Futuro