Oziane Rodrigues - Sicom
Apontado pelo Ministério da Saúde como marco histórico e case de sucesso para o Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), Dr. Leony Palma de Carvalho continua despertando o interesse de outros estados brasileiros. A unidade, que já recebeu a visita de secretários municipais de Saúde de Goiás, Mato Grosso do Sul e Rondônia, encantou, na última segunda-feira (02), técnicos do Centro de Referência Internacional em Saúde do Sírio-Libanês (SP).
De acordo com o consultor de Novos Projetos do Sírio-Libanês, Higor Santos as boas impressões colhidas na visita de reconhecimento pode culminar em parceria federal, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS).
“O que vimos aqui, foi que a estrutura e uma infraestrutura é superior a de muitos hospitais particulares que já visitamos. Mas o que mais impacta são as pessoas, a forma com que os profissionais estão levados um atendimento de qualidade para a população. Uma equipe super engajada que quer realmente fazer a diferença. E isso nos motiva levar para o Ministério da Saúde que vale à pena investir no HMC. Realmente, ficamos impressionados e impactados com o que vimos aqui, com toda certeza é uma referência nacional”, frisou.
Para o diretor da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP) Alexandre Beloto os excelentes resultados obtidos por meio dos técnicos é fruto do bom alinhamento político do prefeito Emanuel Pinheiro com o Ministério da Saúde, do amor por Cuiabá e do desejo de virar de escrever uma nova página para a Saúde, motivo pelo qual ele tem apresentado o HMC para todo o país.
“É muito gratificante ver os frutos do trabalho e esforço árduo que o prefeito Emanuel vem fazendo para mudar a Saúde Pública de Cuiabá, a tonando referência em todo país. Em maio, estivemos em São Paulo para conhecer e bater um papo com a diretoria do Sírio Libanês, em virtude do Ministério ter dito que tem uma parceria de filantropia junto à eles que é excelência no mundo em tratamento de saúde. Nesta reunião, foram levantados várias demandas, dentre elas o prefeito conseguiu demonstrar a grandiosidade do HMC não apenas para de Cuiabá mas para todo o estado. E o resultado é a sinalização de que a Capital poderá ter atendimentos em saúde ainda mais humanizados e com a qualidade de primeiro mundo”, enfatizou Beloto.
HMC
Já estão em funcionamento o ambulatório com mais de 13 especialidades médicas, 180 leitos clínicos com equipamentos de última geração, farmácia satélite e o parque tecnológico de imagens, com serviços de ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia e radiografia, além de 40 leitos de UTI.
A decisão de entregar o HMC em etapas também vem sendo elogiada pelo Ministério da Saúde, que considera a unidade como uma das melhores entidades públicas de saúde em implantação no país, pois segue rigorosamente o cronograma estipulado, observando as legislações e as especificidades de cada setor.
Quando a unidade estiver funcionando com sua capacidade total, terá 315 leitos ao todo, sendo 178 de adultos, 20 leitos no Centro de Tratamento de Queimados – CTQ, 60 de UTI, 38 de Emergência, 6 salas de cirurgia e 13 leitos RPA (recuperação pós anestesia), além do moderno centro de imagens e o heliponto.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro
PLP 128 reduz incentivos em 10% e altera a lógica do Lucro Presumido
Janeiro Branco destaca o papel do farmacêutico no cuidado à saúde mental