Da Assessoria
Quais são as maiores dificuldades dos professores da escola pública em sala de aula? Para tentar responder a esta pergunta, o Programa de Ação Social da Unimed Cuiabá (PróUnim) esteve na Escola Estadual Prof. Ulisses Cuiabano e chegou a uma conclusão junto dos próprios profissionais: a indisciplina ainda é a maior dificuldade no ambiente escolar.
Por meio do projeto Viver Bem na Escola, o PróUnim realizou na segunda-feira (02) a palestra ministrada pela assessora pedagógica da instituição, Ana Cirlene Ferreira, “Trabalhando as dificuldades em sala de aula”. Esta já é a terceira vez que o programa de ação social promove o encontro na escola, localizada no bairro Jardim Cuiabá.
Com uma forma dinâmica de fazer o professor participar ativamente do diagnóstico e refletir sobre esta dificuldade, a palestrante pediu que os professores escrevessem os porquês da indisciplina em três diferentes situações: escola, família e sociedade. No final, formou-se um mural com inúmeras possibilidades que levaram a esta reflexão.
Falta de limites e de regras, desmotivação, ausência da família na escola, desinteresse são apenas algumas das reflexões dos professores.
“Eu quis levar aos professores uma visão diferente da indisciplina, que é a de quebra do contrato social com foco no pedagógico. A intenção é que o professor consiga se enxergar melhor neste processo”, explicou Ana Cirlene.
E ainda de acordo com a palestrante, é justamente esta indisciplina que leva muitos dos professores a adoecerem, causando afastamentos do ambiente escolar e doenças como a depressão, uma das mais comuns que afetam os profissionais da educação.
A Escola Ulisses Cuiabano possui uma média de 800 alunos, com idades que variam entre os 12 e os 18 anos. Para a coordenadora pedagógica da escola, Lilian Bazzi, o trabalho do PróUnim dentro do ambiente escolar é de fundamental importância.
“A vinda do PróUnim até a nossa escola tem sido importante para atender os nossos professores, porque essas palestras trazem temas que os próprios educadores gostariam que fosse abordado. A iniciativa não só traz informação, mas ouve o professor de sala de aula e isso tem sido muito positivo para nós”, pontuou.
Ao final do encontro, a palestrante propôs um tema para a reflexão dos profissionais: “o que eu posso fazer para resolver essa dificuldade”? A resposta para esta pergunta será tema de um quarto encontro promovido pelo PróUnim, em que os professores vão estruturar um plano de ação para lidar com a indisciplina.
Viver Bem na Escola
O Programa Viver Bem na Escola oferece palestras educativas para professores, coordenadores, diretores, pais e alunos, oportunizando a troca de informações e contribuindo para a prática pedagógica na unidade escolar. Além de incentivar a participação dos pais na escola, contribuir quanto a qualidade da educação e na prática pedagógica dos professores.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro
PLP 128 reduz incentivos em 10% e altera a lógica do Lucro Presumido
Janeiro Branco destaca o papel do farmacêutico no cuidado à saúde mental