Da Assessoria
Quais são as maiores dificuldades dos professores da escola pública em sala de aula? Para tentar responder a esta pergunta, o Programa de Ação Social da Unimed Cuiabá (PróUnim) esteve na Escola Estadual Prof. Ulisses Cuiabano e chegou a uma conclusão junto dos próprios profissionais: a indisciplina ainda é a maior dificuldade no ambiente escolar.
Por meio do projeto Viver Bem na Escola, o PróUnim realizou na segunda-feira (02) a palestra ministrada pela assessora pedagógica da instituição, Ana Cirlene Ferreira, “Trabalhando as dificuldades em sala de aula”. Esta já é a terceira vez que o programa de ação social promove o encontro na escola, localizada no bairro Jardim Cuiabá.
Com uma forma dinâmica de fazer o professor participar ativamente do diagnóstico e refletir sobre esta dificuldade, a palestrante pediu que os professores escrevessem os porquês da indisciplina em três diferentes situações: escola, família e sociedade. No final, formou-se um mural com inúmeras possibilidades que levaram a esta reflexão.
Falta de limites e de regras, desmotivação, ausência da família na escola, desinteresse são apenas algumas das reflexões dos professores.
“Eu quis levar aos professores uma visão diferente da indisciplina, que é a de quebra do contrato social com foco no pedagógico. A intenção é que o professor consiga se enxergar melhor neste processo”, explicou Ana Cirlene.
E ainda de acordo com a palestrante, é justamente esta indisciplina que leva muitos dos professores a adoecerem, causando afastamentos do ambiente escolar e doenças como a depressão, uma das mais comuns que afetam os profissionais da educação.
A Escola Ulisses Cuiabano possui uma média de 800 alunos, com idades que variam entre os 12 e os 18 anos. Para a coordenadora pedagógica da escola, Lilian Bazzi, o trabalho do PróUnim dentro do ambiente escolar é de fundamental importância.
“A vinda do PróUnim até a nossa escola tem sido importante para atender os nossos professores, porque essas palestras trazem temas que os próprios educadores gostariam que fosse abordado. A iniciativa não só traz informação, mas ouve o professor de sala de aula e isso tem sido muito positivo para nós”, pontuou.
Ao final do encontro, a palestrante propôs um tema para a reflexão dos profissionais: “o que eu posso fazer para resolver essa dificuldade”? A resposta para esta pergunta será tema de um quarto encontro promovido pelo PróUnim, em que os professores vão estruturar um plano de ação para lidar com a indisciplina.
Viver Bem na Escola
O Programa Viver Bem na Escola oferece palestras educativas para professores, coordenadores, diretores, pais e alunos, oportunizando a troca de informações e contribuindo para a prática pedagógica na unidade escolar. Além de incentivar a participação dos pais na escola, contribuir quanto a qualidade da educação e na prática pedagógica dos professores.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Tarifaço completa um mês com queda nas vendas e pacote de apoio
Combate à pedofilia: PF prende homem por armazenar arquivos
Nova Ordem Autoritária - Grupo de países liderados por China e Rússia desafiam instituições democráticas
Tribunal de Justiça condena companhia aérea por atraso em voo
Estudo: setembro começa com leve alta no custo da cesta básica
Controvérsia judicial acerca das limitações da compensação de créditos judicias
Tribunal do Júri condena a 18 anos de prisão homem que matou jovem
PF derruba esquema de usurpação e extração ilegal de ouro
Alerta do TJ: golpistas enviam mensagens com links falsos em nome de Fórum
AL: CST da Enfermagem debate proteção a profissionais da saúde