Da Redação - FocoCidade
A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa publicou hoje (22), no Diário Oficial Eletrônico, a formação das 13 comissões permanentes para a 1ª sessão legislativa da 19ª Legislatura. O portal publicou ainda a composição de quatro blocos parlamentares que possuem representação partidária na Casa de Leis.
O Bloco Assembleia Forte, base do Governo na liderança de Dilmar Dal'Bosco (DEM), conta com integração de 12 parlamentares - mas o Executivo poderá "ampliar" a margem de respaldo considerando deputados em outros blocos que caminham na linha da habilidade política, leia-se o deputado Max Russi (PSB).
Em relação à composição dos blocos parlamentares para a 19ª Legislatura, a formação é um rearranjo dos partidos com assento na Assembleia Legislativa com objetivo, por exemplo, de compor as comissões permanentes. Cada bloco deve ser composto por duas ou mais siglas e ter no mínimo um sexto da composição da Assembleia, ou seja, quatro deputados.
As lideranças dos partidos que se coligarem em bloco parlamentar, de acordo com o Regimento Interno, perdem suas atribuições e prerrogativas regimentais. O bloco tem existência durante a legislatura. Em caso de alterações, elas devem ser feitas por escrito à Mesa Diretora, que providenciará a publicação. Qualquer alteração no bloco, a composição das comissões permanentes é mudada.
O Regimento Interno define que o partido que integrava o bloco parlamentar que seja dissolvido ou que dele se desvincule não poderá constituir ou integrar outro bloco na mesma sessão legislativa.
Veja como ficou a formação dos quatro blocos parlamentares:
O Bloco Assembleia Forte ficou composto pelos deputados Dilmar Dal Bosco (DEM) – líder, Dr. João de Matos (MDB), Xuxu Dal Molin (PSC), Eduardo Botelho (DEM), Dr. Gimenez (PV), Ondanir Bortolini (Nininho-PSD), Paulo Araújo (PP), Romoaldo Júnior (MDB), Sebastião Rezende (PSC), Sílvio Fávero (PSL), Thiago Silva (MDB), Ulysses Moraes (DC).
O Bloco Resistência Democrática composto pelo Delegado Claudinei (PSL), Elizeu Nascimento (DC), Janaína Riva (MDB) – líder do Bloco, João Batista (PROS), Lúdio Cabral (PT) e Valdir Barranco (PT).
Bloco Parlamentar Unidos tem os deputados Faissal (PV), Dr. Eugênio (PSB) – líder, Max Russi (PSB) e Valmir Moretto (PRB).
Independente, deputado Wilson Santos (PSDB).
Comissões Permanentes
Em relação às comissões permanentes, de acordo com o Regimento Interno, os membros têm cinco dias, seguintes à sua constituição, para eleger o presidente e o vice-presidente. Cada uma das comissões é composta por cinco membros titulares e outros cinco membros suplentes.
As comissões podem ter relatores para cada um dos principais assuntos de sua competência. Vale destacar que todos os deputados, mesmo os que não fazem parte da comissão, podem participar das reuniões, mas não têm direito a voto. De acordo com o Regimento Interno, as reuniões são asseguradas à participação da sociedade.
Com Assessoria AL
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Ministério Público anuncia oito vagas para Promotor de Justiça
PC prende homem acusado de ameaçar, agredir e morder ex-namorada
Setor de serviços cresce 0,3% em julho, mostra IBGE
TCE alerta sobre mudanças da Reforma Tributária a gestores municipais
Bolsonaro condenado: e agora?
Setembro Amarelo: a comunicação como ponte para a valorização da vida
Bancários: saúde mental em alerta
Governo divulga lista de produtos prioritários do Brasil Soberano
Governador acelera agenda de entregas com destaque à Educação
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado