Da Redação - FocoCidade
O Conselheiro do Tribunal de Contas (TCE-MT), Isaías Lopes da Cunha, durante a posse dos Membros da diretoria da AUDICOM, sinalizou a finalização de uma proposta de Resolução Normativa que fortalecerá as prerrogativas do Controlador Interno Municipal, em Mato Grosso. E avisou: "não podemos permitir que se repitam casos de perseguição", em menção ao exercício da função.
A medida visa atender a uma solicitação feita pela Associação dos Auditores e Controladores Internos de Mato Grosso (AUDICOM-MT), e garantirá que a defesa da categoria seja amparada por normas a serem aplicadas em todos os municípios do Estado.
"Não podemos permitir que se repitam casos de perseguição, de restrição ao exercício da atividade do Controle Interno. O Tribunal de Contas tem esse papel de determinar para que os gestores respeitem as prerrogativas dos controladores internos", explicou o conselheiro Isaías.
O conselheiro adiantou que a resolução terá entre outras disposições a exigência de estrutura digna ao trabalho de controle interno, remuneração compatível com a função, e a garantia que o controlador interno não seja processado por exercer sua função.
"Porque senão fica fácil para o gestor que se sente ofendido pela justa e correta aplicação do controle para manchar a ficha do controlador, seja por processo de sindicância, seja por processo administrativo disciplinar. Mesmo que não obtenha êxito já fica manchada a ficha do controlador", defende o Conselheiro Isaías Lopes.
Para o presidente da AUDICOM-MT, Angelo Silva de Oliveira, a normatização das prerrogativas dos controladores internos será um significativo passo de fortalecimento da categoria. "O controlador interno precisa de autonomia e segurança jurídica para atuar nos municípios. O controle interno não é uma invenção sem fundamento, trata-se de um instituto constitucional, que visa acima de qualquer coisa a correta aplicação do dinheiro público".
Com Assessoria
Ainda não há comentários.
Veja mais:
TCE alerta sobre mudanças da Reforma Tributária a gestores municipais
Bolsonaro condenado: e agora?
Setembro Amarelo: a comunicação como ponte para a valorização da vida
Bancários: saúde mental em alerta
Governo divulga lista de produtos prioritários do Brasil Soberano
Governador acelera agenda de entregas com destaque à Educação
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado
Operação da PM apreende 41 tabletes de supermaconha em MT
Operação da PF mira rede de pedofilia virtual em Barra do Garças
Forças de Segurança apreendem 300 kg de pasta base de cocaína