Da Redação - FocoCidade
Ao avaliar o possível desempenho do novo Fethab (Fundo Estadual de Transporte e Habitação), em Mensagem do Governo que tramita na Assembleia Legislativa – já aprovado em primeira votação, o senador eleito Jayme Campos (DEM) considerou positivo o formato do texto, mas acentuou que as medidas do Executivo devem ser ainda mais duras para aumentar a arrecadação, leia-se com foco nas ações de combate à sonegação além de revisão profunda da política dos incentivos fiscais.
“O que eu defendo é acabar com a sonegação fiscal. Dados da Secretaria de Fazenda são de que em torno de 30% do que estão transportando, estão deixando de arrecadar. Alguns empresários estão emitindo nota de simples remessa para portos de exportação e chega lá essa nota é devolvida para o Estado, e essa mercadoria é descarregada no mercado interro. E depois disso, a questão da taxação. É justo o Estado de MT ser o maior exportador de algodão do país e não se pagar nada?”, disparou Jayme Campos.
Incentivos Fiscais
“Mato Grosso, acho que os incentivos fiscais já cumpriram seu objetivo e temos que buscar a transformação plena aqui, ter incentivo para a agroindústria, para que possamos na transformação da plumas, garantir mais empregos, mais impostos, caso contrário Mato Grosso estará fadado a dias escuros.”
Repasse do FEX
Em que pese a seara de dificuldades de repasse do FEX (Auxílio Financeiro de fomento às Exportações) ao Estado, que segundo o secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, pode significar um “calote” do Governo Federal da ordem de R$ 1 bilhão (somados os exercícios 20118/2019), Jayme Campos pontua confiança sobre a liberação.
“É possível o repasse do FEX assim como o reperfilamento da dívida junto ao Banco do Brasil, também em relação ao MT Integrado, e outros eventos. O ministro Paulo Guedes comentou sobre descentralizar repasses dos estados para municípios. E o FEX deve ser regulamentado. A medida de Estado de Calamidade Financeira é importante. Mato Grosso deve cumprir uma etapa que permite o Estado receber novos aportes e renegociar a dívida externa.”
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Governo divulga lista de produtos prioritários do Brasil Soberano
Governador acelera agenda de entregas com destaque à Educação
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado
Operação da PM apreende 41 tabletes de supermaconha em MT
Operação da PF mira rede de pedofilia virtual em Barra do Garças
Forças de Segurança apreendem 300 kg de pasta base de cocaína
PC desarticula esquema milionário de pirâmide financeira
Valor da produção agrícola brasileira recua 3,9% em 2024, mostra IBGE
Síndrome do Impostor Financeiro leva empreendedores a temer números do negócio
TJ manda pagar honorários médicos em parto de alto risco