Da Redação - FocoCidade
Na disputa ao Governo pela coligação Redefinindo Mato Grosso (Rede e PPL), Arthur Nogueira promete priorizar as ações direcionadas à Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) com reestruturação da instituição, presente em 43 municípios, atendendo 22 mil estudantes universitários. Ele critica o "escasso" respaldo à Unemat a cargo do Estado.
Segundo Nogueira, apesar da indiscutível contribuição no desenvolvimento do Estado, através de pesquisas e formação superior em quase 30% dos municípios, o não cumprimento no repasse dos recursos legais para a instituição impede a prestação de serviços de qualidade nos campi existentes.
Um levantamento apresentado pela instituição aponta que o investimento orçamentário por aluno na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por exemplo, é quase três vezes maior do que na Unemat. Já na Universidade do Estado de São Paulo (Unesp) chega ser quatro vezes maior.
“Nós ouvimos a comunidade acadêmica e elaboramos 11 propostas para garantir que os campi já existentes possam trabalhar, oferecendo um ensino de qualidade, seja com ampliação e reformas necessárias, ou com investimentos em pesquisa”.
Atendendo a comunidade acadêmica, a primeira proposta pontuada no Plano de Governo do candidato Arthur Nogueira, é promover a efetiva política da autonomia orçamentária e financeira da instituição. Em segundo estão investimentos em infraestrutura física em todos os campi da universidade, como construção de salas de aula, laboratórios, bibliotecas, salas de professor, de pesquisa, campo experimental, auditórios e acesso a tecnologias de comunicação.
Outra proposta é a criação do restaurante universitário (RU) nos campi e autorizar a realização de concursos públicos para recompor o quadro de pessoal defasado da instituição.
Com Assessoria


Ainda não há comentários.
Veja mais:
A nova era da indústria alimentícia: quando tecnologia e sustentabilidade caminham juntas
Dívida ativa: PGE anuncia descontos de até 65% em multas
Digitalização, personalização e governança: os pilares do franchising de saúde em 2026
Sofrer Não É Crime: O Perigo de Diagnosticar a Vida
Projeto que limita acareação em crime contra mulher é aprovado na CCJ
Governo de MT aponta ilegalidade e aciona STF contra decreto de Lula
Em Cáceres: Operação mira faccionados por tráfico de drogas
Em VG: Polícia Civil confirma prisão de acusado de homicídio
Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda
Lavagem de dinheiro: PF cita R$ 66 mi e prende servidor público