Foto: Luiz Alves - Sicom
A municipalização do Distrito Integrado, Industrial e Comercial de Cuiabá (DIICC) de Cuiabá deu mais um passo em audiência pública realizada na terça-feira (3).
Ao participar dos debates, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) pontou as ações que visam o fortalecimento do setor. “Neste momento seria necessário avançar um pouco. Isso para mim, não é uma nova responsabilidade é a consolidação de uma parceria. Os problemas acontecem no município, o estado e a União são abstratos, e devem atender, em comum acordo, às questões municipais. Hoje estamos consolidando esse início da tão sonhada municipalização, por que é importante para Cuiabá e cria mecanismos para atração de novos investimentos”, ressaltou o prefeito.
Dentre as etapas previstas no cronograma até elaboração da minuta do Projeto de Lei, os empresários locais e população debaterão sobre os interesses e benefícios da doação definitiva da área, que é administrada pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), para que o município pólo promova o ordenamento e gerenciamento do DIICC.
Atualmente o distrito comporta aproximadamente 330 empresas (implantadas, em implantação e reservas), com aproximadamente 70% em funcionamento e gera cerca de 4.746 empregos direitos, nos mais variados setores.
Em 2017, a Prefeitura de Cuiabá enviou um ofício a Sedec-MT solicitando a doação da área para a gestão administrativa do DIICC.
“Logo que assumi, o secretário me procurou trazendo essa demanda e elucidando o interesse da Prefeitura pela municipalização do distrito industrial. Reportei ao governador a solicitação, e ele entendeu que a política industrial deve ser feita pelo Governo, visando a discussão de uma política macro, para atração de investimentos para todo o estado e municípios. Mas, cada município também deve preparar seu plano de atração para ajudar o estado e trabalharmos juntos”, explicou o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Carlos Avalone.
Em pouco mais de um ano de gestão, o chefe do executivo municipal já destinou para o distrito industrial melhorias na infra-estrutura, como por exemplo, a implantação de 7 quilômetros de extensão de rede de iluminação pública, mutirão de limpeza da Secretaria de Serviços Urbanos, as operações tapa-buraco, os recentes êxitos na elaboração da nova Lei da Publicidade e ainda a desburocratização na emissão de alvarás para os empresários, além de muitos outros projetos que estão previstos, como a construção de uma creche e do Parque dos Trabalhadores que será lançado ainda este mês pelo prefeito.
“Este é o anseio do governo e do nosso prefeito, já temos um trabalho grande em desenvolvimento no distrito industrial em que a gestão municipal tem pontuado várias ações para essa região, teremos a nova lei que passará pela câmara municipal para ser implementada daqui uns dias, o Pro Cuiabá com a lei de incentivo fiscal, e outras muitas ações que estão sendo programadas vindo ao encontro desse grande momento, que é a municipalização”, disse o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Vinicius Hugueney.
Também estiveram presentes na audiência os vereadores Lilo Pinheiro, Paulo Araújo, Orivaldo da Farmácia, Luís Cláudio, Demilson Nogueira, e também do secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, do secretário adjunto de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Lucas Barros, da presidente da Associação das Empresas do Distrito Industrial, Margareth Buzetti e representantes das indústrias. (Com assessoria)

Ainda não há comentários.
Veja mais:
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro