Da Redação - FocoCidade
Servidores do Detran anunciaram o fim da greve que durou 59 dias, nesta quinta-feira (9), após reunião com o governador em exercício, Carlos Fávaro (PSD). O retorno ao trabalho ocorre nesta sexta-feira (10).
A decisão foi tomada em assembleia da categoria realizada hoje com a apresentação da ata onde o Governo assume o compromisso que em 2019 será prioritariamente concedido reajuste a categoria que está com defasagem salarial desde 2011.
“A categoria do Detran conseguiu o compromisso de que em 2019 o reajuste da nossa classe seja prioridade, ao invés de escalonar para começar em 2019”, disse Daiane Renner, presidente do Sindicato dos Servidores do Detran (Sinetran).
A presidente do Sindicato lembra que após 56 dias de greve a categoria foi ouvida pelo governador em exercício Carlos Fávaro que teve a sensibilidade e a coragem de assinar um compromisso com a categoria, visto que em 10 meses nenhum documento por escrito foi entregue para o Sindicato.
“O governador em exercício foi o único que se prontificou a fazer uma proposta e assinar um compromisso por escrito, coisa que em 10 meses de negociação, o governo se recusava a assinar ou apresentar qualquer proposta ou abrir uma discussão sobre nossa tabela”, comenta Daiane.
A ata é resultado de uma reunião ocorrida na última terça-feira (7) no gabinete de Carlos Fávaro com a participação da deputada Janaina Riva, deputado Dilmar Dal’ Bosco e um representante do presidente da Assembleia Eduardo Botelho e dos secretários de Gestão, Júlio Modesto e da Casa Civil, Max Russi.
O Sinetran criticou a gestão estadual. "Levou a negociação para o Núcleo de Conciliação do Tribunal de Justiça e o Governo encerrou as negociações sem em nenhum momento levar uma proposta para o Sindicato. Então voltou para a casa civil que trocou de titular 3 vezes e também foi inapta na tentativa de resolver a questão. Em muitas dessas reuniões participaram vários deputados e o presidente da Assembleia Legislativa que também esteve tentando resolver a situação".
Além do compromisso assumido pelo governo em conceder reajuste em 2019, na Assembleia Legislativa os deputados em apoio à categoria aprovaram no mérito a emenda à PEC do teto que permite o realinhamento salarial das carreiras. (Com assessoria)
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,86%
Senador reforça fala de ministro: cadê o equilíbrio entre Poderes?
Moratória da soja: decisão do STF cita defesa feita pelo presidente da ALMT
Operação integrada da Polícia Civil prende membros de facção no RJ
Alerta do Estado: Ciosp registra mais de 16 mil trotes em sete meses
PM confirma prisão em flagrante de suspeito de feminicídio
O problema do mal
Código Eleitoral divide Senado com voto impresso e outras polêmicas
Operação da Polícia Civil prende advogado no interior de MT
A urgência de uma ação decisiva da ONU para garantir a inclusão e a proteção de Taiwan