• Cuiabá, 28 de Agosto - 2025 00:00:00

Domingo na Orla apresenta cantor Daniel, Orquestra da UFMT, Flauta Mágica e Flor Ribeirinha

  • Em Geral
  • 23/08/2017 12:08:52

Da Assessoria

O palco da Orla do Porto, neste domingo (27), vai se transformar num espaço da cultura popular com nuances eruditas, em que o colorido musical ganhará a cena. É o projeto Domingo na Orla que reúne em sua programação atrações brasileiras com repercussão internacional, num intercâmbio de talento e sensibilidade. Com início a partir das 16h, na região do Porto, a iniciativa apresenta diversas atividades, como circo, teatro, oficinas de brinquedos e de pipas e espetáculos musicais. Vale destacar que o evento é gratuito.

O grupo Flor Ribeirinha de São Gonçalo Beira Rio, que venceu recentemente a competição internacional de Folclore no 18º Festival Internacional de Arte e Cultura na Turquia, se apresenta às 18h com o espetáculo "Mato Grosso dançando o Brasil”, uma homenagem às manifestações tradicionais do nosso país. Composto de vários ritmos, com destaque para o siriri embalado pela viola de cocho, o mocho e o ganzá, o grupo apresenta também o boi bumbá, a manifestação de Parintins e o samba brasileiro. Para a presidente do Flor Ribeirinha, Domingas Leonor, o primeiro lugar na competição do festival representa a maior conquista do grupo que se dedica à preservação da cultura.

"Esse evento tem tudo para dar certo. O local é maravilhoso, um dos principais atrativos turísticos de Cuiabá. Teremos a oportunidade de ouvir a Orquestra Sinfônica da UFMT tocando com o cantor Daniel e assistir a apresentação de dança do nosso grande Flor Ribeirinha. Será inesquecível para todos os cuiabanos e mato-grossenses", comemora Luíz Carlos Nigro, secretário adjunto de Turismo.

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (OSUFMT), sob a regência do maestro Fabrício Carvalho, recebe  Daniel para o espetáculo “In Concert”, inspirado no DVD homônimo do cantor, cuja trajetória acumula 30 anos de sucessos. A ideia surgiu após a apresentação impecável no Teatro Zulmira Canavarros, em abril deste ano.

Para oportunizar o alcance de um número maior de público, o concerto se insere no projeto Domingo na Orla, uma realização do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Prefeitura de Cuiabá, produção da  Casa de Guimarães, com adesão da OSUFMT. 

O maestro Fabrício Carvalho destaca que a qualidade musical e o compromisso dos artistas com o público tornam o evento uma experiência cultural importante. Afinal, contribui para a construção da cidadania e o despertar de uma consciência mais sensível para a coletividade. “Quando entes públicos se unem em prol da comunidade, trazendo arte, cultura, ferramentas de transformação social, o reflexo no amadurecimento do olhar da plateia para o seu próximo e para o seu entorno é significativo. A arte tem papel fundamental na construção do mundo que queremos, mais justo e solidário”, pontuou.

Premiado por diversas vezes pelo trabalho na música brasileira, o cantor Daniel é reconhecido pelo seu talento e carisma peculiar. Nos palcos mato-grossenses, provou que realmente sua sensibilidade é autêntica. “Daniel é um músico generoso, percebe o trabalho dos que estão em sua volta, inspira, motiva, reconhece. Uma honra dividir o palco com ele mais uma vez”, observou o maestro Fabrício. Por sua vez, Daniel também destacou o trabalho na Orquestra Sinfônica da UFMT, sob a regência de Fabrício Carvalho. “Das mais competentes orquestras do país”, frisou.

Nascido em Brotas, interior paulista, Daniel ganhou aos oito anos de idade seu primeiro violão, quando seu pai José Camillo notou a paixão pela música que o filho demonstrava. Desde então a música e Daniel não se separaram mais. Participou de diversos festivais regionais de música sertaneja, onde conheceu melhor o amigo João Paulo, com quem formou dupla em 1980 – nascendo então a dupla João Paulo & Daniel.

A morte de João Paulo, em 1997, rompeu a trajetória dos amigos que começavam a trilhar o caminho do sucesso. Com o apoio dos familiares, amigos e fãs, Daniel decidiu seguir o sonho sozinho e continuar fazendo o que mais lhe completa que é cantar. Entre os prêmios recebidos, um dos mais importantes foi o Grammy Latino, conferido em 2009 pelo álbum "As Músicas do Filme O Menino da Porteira". E esta canção não poderia faltar no espetáculo em Cuiabá. Tocando berrante, ele protagoniza um momento emocionante, acompanhado do seu pai José Camillo, e em seguida ecoando a canção escrita em 1955, das mais populares da música sertaneja brasileira. 

O repertório traz clássicos da música sertaneja e sucessos contemporâneos, além de participações especiais. Acompanhado de sua banda e de 40 músicos da OSUFMT, Daniel vai cantar com a Orquestra e Coral do projeto Flauta Mágica e a cantora Priscila Carvalho. Na playlist,  “Estou Apaixonado”, “Eu adoro amar você”, “Declaração de amor”, “Como vai você”, “Cheia de Charme”, “Amor I Love You”, “Primavera”, “Eu sei que vou te amar”, “Toda forma de amor”. Musicista formada pela UFMT, Priscila Carvalho compartilha a canção “Com te partiró”,  de Andrea Bocelli, com Daniel. 

Para ela, o momento reserva-lhe muitas emoções. “Tenho a música inserida em minha vida praticamente junto com a alfabetização. Venho de uma família de músicos, pai e mãe entusiastas, que, desde sempre, me incentivaram nesta vivência musical. Aos oito anos, ingressei no coral infantil da Universidade Federal de Mato Grosso, sob os cuidados da professora Maidi Dickman, e não parei mais. Cantar com Daniel é uma honra, ainda mais acompanhada da Orquestra, onde fui violinista”, finalizou.

 




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: