• Cuiabá, 02 de Outubro - 2025 00:00:00

A importância vital do controle de pragas no universo corporativo; mais que limpeza é uma estratégia

No atual cenário dos negócios, que é extremamente competitivo, a imagem e a reputação de uma organização são ativos de altíssimo valor e exigem muitos cuidados continuamente. Por isso, um leve vacilo por ação ou omissão pode levar a situações críticas. Um aspecto muitas vezes desconsiderado nas empresas é a existência de pragas urbanas, como baratas, ratos, insetos, pombos e outras que podem gerar um efeito destrutivo na imagem corporativa.

O manejo de pragas no espaço empresarial ultrapassa a mera questão de higiene. Trata-se de uma tática essencial para assegurar a proteção de colaboradores e clientes, e também de preservar a imagem da organização. Além disso, indiretamente mantém a estabilidade financeira do empreendimento. Do que adianta investir hoje grande soma no marketing, se um simples tijolo mal colocado na gestão do dia a dia pode desmoronar o negócio por inteiro tal qual um frágil castelo de areia. É de conhecimento que recuperar uma imagem em crise é um trabalho bastante difícil e muitas vezes demorado. Como advertiu o megaempresário Warren Buffett: "São necessários 20 anos para construir uma reputação e apenas cinco minutos para destruí-la."

Imagine, por exemplo, a seguinte cena: uma cliente entra numa elegante loja de sapatos, ansiosa para encontrar o par perfeito. Ao abrir uma caixa para experimentar um modelo, pequenas baratas correm pelo fundo da embalagem, e depois se espalham imediatamente pelo chão. O que era para ser uma experiência prazerosa de compra, em questão de segundos, se torna uma situação chocante, que gera nojo, revolta e indignação.

A cliente imediatamente foge da loja e depois daquele momento dramático seguramente não irá mais voltar ao lugar. Além disso, a propaganda 'boca a boca' irá disseminar e amplificar a ocorrência para o ouvido de outras dezenas ou centenas de pessoas. Isso se a imprensa não vier em seguida cobrir o trágico acontecimento e inflamar mais ainda a discussão na opinião pública. Para qualquer empresário, este tipo de pesadelo é um exemplo claro do impacto negativo que a falta de controle de pragas pode gerar para a marca da empresa seja ela do comércio, indústria ou serviço.

Prejuízos que vão além do olhar 

Na realidade, os prejuízos gerados pelas pragas ou infestações no espaço corporativo ultrapassam a indignação, reclamações, consternações, repulsa visual ou polêmicas. Os danos podem ser classificados em diversas categorias, todas elas com potencial para abalar a estrutura de um negócio, mesmo que tenha sido próspero e sólido por muito tempo. 

Os prejuízos reais à reputação e imagem é o primeiro dos grandes estragos. A sensação de um ambiente sujo ou infestado em muitas situações se torna um golpe devastador para a vida de uma organização. Depois que essa bomba foi lançada no ambiente empresarial tanto clientes tradicionais como potenciais, e até fornecedores e parceiros comerciais, podem simplesmente evitar um novo contato ou encerrar relações com aquela organização que não apresenta cuidados com a higiene e controle adequado de pragas. As perdas nas vendas, contratos e de oportunidades de negócio se traduzem como consequência direta dessa situação lamentável. 

A simples presença de pragas pode ainda gerar desconforto, estresse e ansiedade entre os funcionários, afetando diretamente sua produtividade e bem-estar no ambiente de trabalho. Ninguém consegue se concentrar em suas tarefas com o receio de se deparar com uma barata ou um rato. 

Pela ótica dos riscos à saúde e segurança, a situação se complica muito também por colocar em risco a saúde tanto de funcionários como de clientes. Os ratos, baratas, mosquitos e outras pragas são vetores de diversas doenças, como a leptospirose, salmonelose, dengue e febre amarela, algumas delas, por sinal, fatais. 

Se houver, por outro lado, a contaminação em alimentos, por exemplo, há o risco de intoxicação alimentar. Um restaurante que passou pela situação de um cliente encontrar um inseto na comida não vai perder apenas aquele frequentador, mas outros que tomarem conhecimento da situação. Naturalmente, a Vigilância Sanitária aplicará multas severas e ficará muito mais atenta à operação do estabelecimento penalizado. 

Em relação a prejuízos materiais e estruturais, tanto pragas como cupins podem causar danos estruturais irreparáveis a móveis, documentos, instalações elétricas e até mesmo à própria estrutura do imóvel. É de conhecimento que ratos roem a capa de fios elétricos, causando curtos-circuitos e potenciais incêndios, além de danificar estoques e equipamentos. 

Um escritório com infestação de cupins, por exemplo, pode sofrer com a destruição de arquivos importantes ou ter a segurança da fiação elétrica comprometida, o que vai gerar custos elevados de reparo, além da interrupção das operações, e por consequência implicações no seu faturamento. 

A dedetização é investimento, não um gasto 

É indiscutível que a dedetização e o controle de pragas não são um gasto supérfluo, na verdade é um investimento estratégico e essencial para a longevidade e o sucesso de qualquer negócio. Quando uma empresa contrata um serviço especializado em controle de pragas ela passa a ter medidas preventivas e corretivas eficazes. O cliente passa ter mais tranquilidade na operação do negócio com emprego especializado de produtos químicos seguros e técnicas adequadas para cada tipo de ambiente e infestação. 

É fundamental, portanto, um plano de manejo integrado de pragas e a execução do serviço de aplicação com regularidade. Juntamente com o uso de produtos específicos e o constante monitoramento do ambiente, deve ser feita por empresas especializadas, a identificação e eliminação de focos de proliferação, além da aplicação de boas práticas de higiene e armazenamento. 

Fica evidente que zelar pelo ambiente profissional livre de pragas é mais do que uma questão de limpeza, trata-se de um cuidado para permanecer no mercado sem surpresas ameaçadoras. Todas as empresas que se preocupam com o controle de pragas demonstram compromisso com a segurança e a satisfação de seus clientes e colaboradores. É a garantia de que a próxima caixa de sapato será aberta sem surpresas desagradáveis, e que a imagem da sua empresa brilhará livre de qualquer mancha indesejada. 

 

*Winther Hirofumi Watanabe, é fundador e administrador da Dedetizadora Tigre, localizada em São Paulo desde 2007.



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