• Cuiabá, 30 de Junho - 00:00:00

Seu planejamento estratégico para 2023 já está pronto?

2022 já está bem perto do fim. Isso significa que boa parte dos empresários e gestores de empresas que tem operações no Brasil já estão planejando e preparando suas companhias para o próximo ano. 

De acordo com o Ministério da Economia brasileiro, a projeção para 2023 aponta para um crescimento de 2,1% do PIB. Um relatório emitido pelo Boletim Focus, por sua vez, aponta que a estimativa do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) deve crescer 5,01% em 2023. Os juros, por sua vez, têm crescimento projetado em 11,5%. As projeções estão acima das metas da inflação estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional para 2023, que havia sido definido em 3,25%. 

Trouxe todos esses dados para fazer um alerta: planejar nunca foi tão importante e necessário. Assim, se o Planejamento Estratégico da sua empresa para 2023 ainda não está pronto, recomendo que o desenvolva o quanto antes. Somente assim, será possível antecipar quais os passos necessários para guiar a empresa pelo melhor caminho até que seus objetivos sejam alcançados. Claro que, para isso, é importante definir estratégias. 

Outro ponto importante, sobre o qual costumo conversar com diversos empreendedores, tem relação com a regularidade com que os planejamentos são feitos e revisitados. Ter regularidade na confecção e acompanhamento do que foi planejado são extremamente importantes e até essenciais para manter o crescimento do negócio e evitar perda de tempo, esforço e investimento. 

Voltando, porém, ao desenvolvimento do planejamento estratégico para 2023, comece tendo em mente que é necessário contemplar todos os departamentos da empresa. Leve em conta o porte da companhia, a quantidade de colaboradores, o portfólio e o nicho de mercado. Considere as ações em que vale a pena investir, como executá-las e o que será preciso não apenas para que funcionem bem, mas para que surtam os efeitos desejados. 

Traçar um planejamento traz outros benefícios. Quando bem estruturada, essa ferramenta ajuda a equipe a identificar falhas nos processos e facilita, inclusive, que possíveis problemas sejam identificados com antecedência, de forma que as soluções possam ser definidas de forma rápida, minimizando danos e prejuízos. Um bom planejamento também proporciona que o retrabalho seja evitado. Assim, os esforços podem ser redirecionados para questões que realmente merecem atenção. 

Além de tudo isso, um plano bem-feito propicia a economia de recursos, a distribuição mais eficiente de recursos para os investimentos necessários e uma melhor divisão de tarefas entre os profissionais. Também se torna possível uma integração mais eficiente entre os colaboradores, a melhor disseminação da cultura organizacional e a manutenção do engajamento entre as equipes. 

Sabendo previamente quais são os prováveis cenários que encontraremos no período seguinte e tendo em mente quais são as metas e caminhos para alcançar cada uma delas, fica mais simples fazer ajustes no planejamento sempre que necessário, buscar alternativas e repensar as estratégias pré-definidas. Coloque tudo isso em prática. Tenho certeza de que os resultados vão aparecer! 

 

*Haroldo Matsumoto é especialista em gestão de negócios e sócio-diretor da Prosphera Educação Corporativa, consultoria multidisciplinar com atuação entre empresas de diversos portes e setores da economia – www.prosphera.com.br 



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