• Cuiabá, 04 de Julho - 00:00:00

Modais de transporte: o que são e qual o melhor para a sua empresa?

Na área do comércio, a empresa com a capacidade de transportar seus produtos da maneira mais econômica, otimizada e em menor tempo possível é a que mais se destaca no setor. Por isso, entender os modais logísticos e escolhê-los adequadamente é um fator crucial para o sucesso dos negócios.

A importância de definir os modais ideais

O modal de transporte, em linha geral, destina-se a alocar objetos e recursos do ponto básico para outros, integrando a operação logística. Por isso, o primeiro passo é definir qual estratégia logística é a ideal para a sua empresa. Essa escolha está altamente conectada com a seleção posterior do modal de transporte que mais se encaixa no seu modelo de negócio. 

A operação logística implica em um monitoramento de transportes, acompanhamento de indicadores de desempenho, gestão de estoques e aluguel de galpões, por exemplo. Sendo assim, uma operação logística estratégica significa deixar de ser completamente voltado para as rotinas operacionais e passar a ser direcionado, também, para a otimização dos processos e aprimoramento dos resultados. 

A ideia é usar a tecnologia e o planejamento para organizar os processos, dar mais visibilidade a todos de quais são as etapas cumpridas, enxergar possíveis falhas no processo e agir para melhorá-las. Assim, há um ganho de agilidade também para contornar os problemas, como mercadorias roubadas ou veículos quebrados. 

O sistema de gerenciamento de transporte (TMS) é uma ótima opção para gerenciar todo o processo logístico identificando as variáveis, uma vez que o preço, a disponibilidade e a capacidade das transportadoras podem variar muito. Em uma operação logística pode haver, inclusive, mais de um modal de transporte.

Depois de definir a estratégia logística, a empresa precisa encontrar qual o tipo de transporte que mais se adequa ao seu modelo de negócio. É importante pensar que o modal precisa caminhar lado a lado com a logística para garantir otimização e, consequentemente, sucesso nas vendas e fidelização de clientes.

Quais são os tipos de modais de transporte?

O primeiro e mais comum é o transporte por terra: rodoviário ou ferroviário. Os veículos mais utilizados são caminhões, trens, carros, bicicletas, etc.

Os trens são capazes de absorver a carga em grandes quantidades e é por isso que são econômicos e inteligentes em termos de energia, além de eficazes para longas distâncias. Por outro lado, caminhões e carros geralmente são usados para viagens mais curtas ou de entrega expressa, as quais, geralmente, levam um ou mais dias para chegar ao cliente.

As empresas de aplicativo de crowdshipping trouxeram uma alternativa para muitas companhias. Nos dias atuais, os carros podem fazer essa ponte de transportar seu serviço e, até mesmo, produto. Sua maior vantagem é a rapidez. No entanto, não é uma boa alternativa para transporte de grandes cargas de uma vez. A bicicleta mais ainda, funciona para pacotes menores e em curtas distâncias. Sua maior vantagem é ser um transporte ecológico.

Já o transporte rodoviário, o mais utilizado no Brasil, sofre influências externas, como clima, trânsito e as regulamentações de localidades para localidades. Além disso, no atual ambiente de expedição, tornou-se cada vez mais difícil encontrar motoristas de caminhão. Essa falta de capacidade levou a um aumento no transporte intermodal, que é a utilização de mais de um meio de transporte na entrega de uma carga. 

Já o transporte ferroviário é usado mais exclusivamente para as cargas maiores e mais pesadas (carga a granel), que viajam por terra.

Além desses modais logísticos, quais são as outras opções?

O modal hidroviário, por sua vez, também pode transportar um grande volume de carga, por longas distâncias, mas por um período mais longo de tempo. Suas maiores desvantagens são o custo elevado e a burocracia para documentação de desembaraço de cargas.

Por último, o transporte aéreo tem algumas vantagens: rapidez, segurança e praticidade. É a melhor opção para produtos que exigem um transporte rápido, como por exemplo, produtos eletrônicos. As maiores desvantagens são: o alto investimento em infraestrutura e limitação da capacidade de mercadorias.

 

Caio Reina é CEO e fundador da RoutEasy.



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