O projeto Vagalúmens chega a Mato Grosso para ensinar jovens alunos de escolas estaduais, educadores, artistas e ao público em geral a criar imagens luminosas com as próprias mãos. Com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) via emenda parlamentar, as oficinas de projeções analógicas serão oferecidas gratuitamente. As inscrições se encerram no dia 3 de dezembro - clique aqui para se inscrever.
As atividades serão realizadas no Ateliê Livre do Museu de Arte e Cultura Popular, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em dezembro. A proposta é ampliar repertórios visuais e despertar a potência criativa de cada pessoa por meio de luz, transparências e engenhosidades manuais, mostrando que inovação não depende apenas de equipamentos sofisticados, mas de olhar, gesto e experimentação.
O processo formativo é conduzido pelos artistas Mozart Santos e Rogério Mendes. Dois olhares distintos que se encontram no desejo de formar pessoas capazes de fazer a luz agir.
Recifense radicado em São Paulo, Mozart é artista visual transmídia e co-criador do Projetemos, conhecido por explorar projeções e vídeo mapping, misturando alta e baixa tecnologia, poesia urbana, memória e afetos.
Já Rogério, artista paulista residente em Cuiabá desde 2016, acumula mais de duas décadas de atuação em arte contemporânea, com pesquisas que atravessam grafite, muralismo, ilustração, stencil e lambe-lambe, sempre articulando cor, escala e presença na cidade.
Durante as oficinas, os participantes aprenderão a construir projetores manuais e a criar imagens luminosas utilizando lanternas, retroprojetores e transparências, vivenciando um processo artístico acessível, coletivo e profundamente inventivo. A metodologia integra arte, ciência e pedagogia ao estimular autonomia, imaginação e autoria.
A realização do projeto Vagalúmens é do hub de arte e tecnologia Projeções Poéticas e da Associação Aqui é Mato de Cultura.
Programação aberta ao Público
Local: A – Ateliê Livre do MACP
Turma 1: 02 e 03/12 (terça e quarta-feira), das 8h às 12h
Turma 2: 02 e 03/12 (terça e quarta-feira), das 14h às 18h
Por Assessoria/Secel-MT-(Com informações da Assessoria do projeto)


Ainda não há comentários.
Veja mais:
O Congresso finalmente enfrenta o crime organizado
Como o exercício ajuda o cérebro a vencer a dependência
Os Tentáculos de Teerã
PC: operação desmantela facção por crime de extorsão de empresários
Defeitos em câmbio de carro novo: TJ manda indenizar consumidor
Estado: Sinfra confirma restauração da Avenida Jurumirim
Marcos Tavares propõe aulas na madrugada para trabalhadores
MP lembra comissão para acompanhar aplicação das emendas
Governo reduz para R$ 7,7 bi congelamento de despesas no Orçamento
Vocês estão preparados?