Da Redação
A Polícia Civil de Mato Grosso ressalta que "deflagrou, nesta terça-feira (11/11), a Operação Helena, para cumprir 40 ordens judiciais contra integrantes de uma facção criminosa instalada em Marcelândia".
Segundo a PC, "são cumpridos 21 mandados de prisão preventiva, três de prisão temporária e 16 de busca e apreensão domiciliar, além das quebras dos sigilos telefônicos em desfavor dos suspeitos, investigados por tráfico de drogas, tortura e outros crimes ocorridos na região".
Por meio da assessoria, complementa:
As ordens judiciais foram expedidas pela 5ª Vara Criminal da Comarca de Sinop, embasadas nas investigações conduzidas pela equipe da Delegacia de Marcelândia, que começaram as apurações em 2024.
Conforme o delegado Emerson Marques Lima, a operação é reflexo das investigações aprofundadas que buscam o combate sistemático ao crime organizado, o que constitui uma das principais prioridades da Polícia Civil em Mato Grosso.
“A Polícia Civil atua diariamente no enfrentamento às facções em todo o território mato-grossense, desenvolvendo ações integradas e alcançando resultados expressivos com a prisão de criminosos, a desarticulação e a descapitalização desses grupos envolvidos com o tráfico de entorpecentes, homicídios e outros crimes graves”, destacou.
Integração
O trabalho operacional contou com a participação de 55 policiais civis das delegacias vinculadas à Regional de Guarantã do Norte (Marcelândia, Itaúba, Terra Nova, Matupá, Peixoto de Azevedo e Guarantã do Norte), com apoio das Delegacias de Colíder e Cláudia, e com suporte aéreo do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), da Polícia Militar de Marcelândia e dos cães farejadores da Polícia Penal.
Até o momento, 16 pessoas foram presas.
Nome da Operação
A operação foi denominada “Helena”, em homenagem à delegada Helena Yloise de Miranda, que dedicou 42 anos de sua vida profissional à Polícia Civil e foi titular da Delegacia de Marcelândia por mais de 10 anos.
Helena Yloise de Miranda, de 69 anos, exerceu de forma brilhante suas funções, contribuindo para a segurança pública. A delegada faleceu no dia 31 de outubro, após sofrer uma parada cardíaca.
Com Assessoria/Polícia Civil-MT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Operação da PM: faccionados são presos em garimpo irregular
Quando a escola deixa de ser refúgio!
Brasileiros sacaram R$ 455,68 milhões esquecidos em bancos em setembro
PF deflagra operação contra abuso sexual infantojuvenil em MT
Desembargadora Maria Erotides crava: onde há democracia, há Justiça Eleitoral
MT: Polícia Federal mira desmatamento em território indígena
Aviso: comércio está autorizado a funcionar nos feriados de 15 e 20
Prescrição intercorrente: como uma Lei de 2021 está extinguindo milhares de processos de cobrança e o que fazer com relação a isso
Decisão: esposa e filhos são condenados por matar produtor rural
Eleição de 2026 é oportunidade para elevar o debate nacional