Na próxima terça-feira (30), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) lançará oficialmente o Prêmio ALMT de Jornalismo, o “Troféu Parlamento”. A solenidade ocorrerá no Salão Negro, às 19h, e o site para inscrições estará disponível a partir da quarta-feira (1º de outubro).
O prêmio é uma iniciativa da Secretaria de Comunicação (Secom) da ALMT. As inscrições poderão ser feitas de 1º de outubro a 5 de novembro, no site oficial do prêmio. O período de avaliação e julgamento será de 15 de novembro a 20 de dezembro e a entrega da premiação acontecerá no dia 29 de janeiro de 2026.
A iniciativa faz parte das ações da Mesa Diretora em razão dos 190 anos da Casa de Leis e tem como objetivo aproximar ainda mais o Legislativo da sociedade, reconhecendo a importância do papel da imprensa na cobertura das atividades institucionais e parlamentares.
Esse é o primeiro prêmio oficial da ALMT voltado exclusivamente a jornalistas, com inscrições nas categorias de telejornalismo, reportagem em texto, radiojornalismo, fotojornalismo e universitário, para premiar o talento dos profissionais mato-grossenses e destacar suas contribuições para a sociedade, por meio da divulgação de assuntos discutidos pelo Parlamento estadual em sessões plenárias, comissões temporárias e permanentes, audiências públicas, projetos de lei, entre outros.
Para o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi (PSB), o jornalismo é fundamental para fortalecer a democracia e levar informação de qualidade à sociedade. “Por isso, estou apoiando a criação do 1º Troféu Parlamento, que também incentivará a imprensa local a se aprofundar nas pautas que nascem na instituição”, disse Russi.
Para o secretário de Comunicação da ALMT, Henrique Santos, a proposta é destacar a importância do jornalismo como ponte entre as decisões dos deputados, mostrando como o trabalho legislativo impacta diretamente a vida dos cidadãos mato-grossenses.
“O prêmio é também um reconhecimento ao esforço dos profissionais que traduzem as ações do parlamento em informação clara e acessível para a população”, avaliou o secretário.
Henrique Santos entende que, além dos profissionais da imprensa, a iniciativa valoriza os futuros comunicadores com a categoria universitária.
“Os estudantes terão o mesmo reconhecimento, inclusive nos valores da premiação, o que reforça o incentivo à participação da juventude na política. Essa proposta está alinhada a outras iniciativas, como o Parlamento Jovem, programa educativo que promove cidadania e democracia, permitindo que estudantes vivenciem o processo legislativo e desenvolvam habilidades de debate e argumentação para o bem comum”, explicou ele.
Aprovação - O projeto de resolução n° 764/2025, de autoria da Mesa Diretora, que institui o Prêmio ALMT de Jornalismo no âmbito do Poder Legislativo, foi aprovado por unanimidade, em segunda votação, na sessão ordinária do dia 10 de setembro.
Segundo o projeto, a gestão das atividades técnicas e funcionais do Prêmio ALMT de Jornalismo será realizada pela Secom, por intermédio de uma comissão específica, designada pela Mesa Diretora, responsável pelo exercício das atribuições necessárias para a concretização do prêmio.
Conforme a Mesa Diretora, a proposta parte do reconhecimento de que o jornalismo exerce papel essencial na consolidação da democracia, ao garantir o acesso da população à informação de qualidade, promover o debate público e fiscalizar as ações dos poderes constituídos. No contexto legislativo, essa atuação é ainda mais relevante, pois permite que os cidadãos compreendam os processos de elaboração das leis, acompanhem os trabalhos dos parlamentares e da instituição.
O projeto está alinhado com os princípios da publicidade e da eficiência, que integram os princípios constitucionais da Administração Pública.
Fonte: Secretaria de Comunicação ALMT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Exportações brasileiras para os EUA caíram 6,6% em 2025 após tarifaço
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800