Celebrado em 25 de agosto, o Dia do Feirante, reconhece o papel fundamental desses profissionais, que levam alimentos de qualidade diretamente às mesas das famílias e ainda movimentam a economia local. A data foi instituída em homenagem à primeira feira livre realizada no Brasil, em 1914, e segue sendo comemorada até hoje. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) tem atuado de forma contínua no fortalecimento desse setor.
Segundo a coordenadora do Sebrae/MT em Sinop, Leandra Franco, a instituição é uma parceira estratégica para promoção de uma economia sustentável. “O Sebrae atua no desenvolvimento dos feirantes e da agricultura familiar, oferecendo capacitação, orientação em gestão, incentivo à inovação e apoio na busca por novos mercados”, destacou.
Leandra ressalta que a importância das feiras vai além da simples comercialização de produtos. “Elas são espaços de convivência da comunidade, de troca de experiência e de interação entre feirantes e consumidores locais”.
Para o feirante Astor dos Santos, de Sinop, que trabalha há 14 anos nas feiras do município, a data representa reconhecimento. Ele conta que sua trajetória começou ainda em casa, com incentivo dos próprios pais. “Minha história teve início com exemplo dos meus pais. Eles eram feirantes que eles se aposentaram, me associei à feira e estou até hoje, comercializando pães, cucas, bolacha, macarrão. É uma data importante para valorizar um setor que ajuda a movimentar a economia da nossa cidade”, disse.
A feirante Taís Araújo, que atua no setor há 10 anos, destaca o vínculo cultural representado pelas feiras. “Participar da feira é manter vivas as histórias da agricultura familiar. Aqui, cada cliente leva não só produtos de qualidade, como acolhimento e conversa”, explica.
O cliente Marcos Paiva, frequentador assíduo, reforça a importância de manter viva essa tradição. “Na maioria das vezes nem discutimos preços. Compramos pela qualidade de pela confiança de saber que os produtos são feitos com carinho e profissionalismo. Acredito que quem compra na feira busca o cuidado com a comida que temos em casa. É essencial ter segurança sobre o que consumimos ou compramos, e na feira encontramos isso”, conta ele.
Atualmente, em Mato Grosso, a agricultura familiar reúne cerca de 140 mil produtores, representando a maior parte dos pequenos agricultores do estado, grande parte deles ligados às feiras livres, de acordo com dados da Embrapa.
Fonte: Assessoria de Imprensa/Sebrae-MT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Exportações brasileiras para os EUA caíram 6,6% em 2025 após tarifaço
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800