Para que a escolha de cada cidadão e cidadã seja respeitada, valorizada e garantida com total segurança, a Justiça Eleitoral conta com uma das ferramentas mais efetivas para o exercício democrático: o cadastramento biométrico. Em Mato Grosso, atualmente, 87,6%, ou seja, pouco mais de 2,1 milhões do total de 2,5 milhões de pessoas aptas ao voto, já garantiram essa chave exclusiva, afinal, cada digital é única.
Ao cadastrar a biometria na Justiça Eleitoral, o eleitor ou eleitora garante que ninguém mais possa votar em seu lugar. É esta mensagem que a campanha de conscientização lançada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), “Biometria 100%”, busca passar ao eleitorado. As peças publicitárias gráficas, de áudio e de vídeo foram produzidas em conjunto com órgãos parceiros: Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), Tribunal de Justiça de Mato Grosso e TV Assembleia.
Segundo a presidente do TRE-MT, desembargadora Serly Marcondes Alves, as instituições estão empenhadas neste objetivo de ampliar a cobertura biométrica do eleitorado mato-grossense. “Agradecemos muito a contribuição dos órgãos parceiros no desenvolvimento desta campanha, que visa sensibilizar o eleitor e a eleitora de que a biometria representa o voto de cada um e cada uma, com identidade única, marcado pela presença de cada pessoa. É mais do que um registro, é um compromisso com a democracia”, salientou.
Para ampliar a quantidade de pessoas no estado com a biometria cadastrada, a Justiça Eleitoral tem desenvolvido diversas ações, como busca ativa de eleitores e eleitoras por meio de contato pelo WhatsApp, mutirões de atendimento em zonas urbanas, rurais e comunidades quilombolas e indígenas, assinaturas de termos de cooperação com órgãos locais para ampliação da capacidade de atendimento, entre outras.
O vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Marcos Machado, destacou o empenho de todos juízes e juízas eleitorais, servidores e servidoras, além de colaboradores parceiros da Justiça Eleitoral. A cooperação de todos é muito importante, e temos recebido apoio nesse sentido, principalmente dos municípios, que têm papel fundamental no sucesso do cadastramento biométrico. O diálogo contínuo com os prefeitos e gestores locais fortalece nossa atuação e é decisivo para alcançarmos a meta de 98% de eleitores e eleitoras biometrizados em todo o estado”.
Além de contar com parcerias institucionais de outros órgãos, a ampliação do atendimento ao eleitorado é viabilizada pelo recebimento de 50 novos kits completos de biometria. Também há 150 novos kits incompletos que se juntarão a outros 109 kits incompletos já adquiridos, que estarão disponíveis para instalação em novos pontos de coleta biométrica, por meio de parcerias com Prefeituras.
Como fazer a biometria
Para cadastrar a biometria, basta comparecer ao Cartório Eleitoral mais próximo com documento oficial de identificação (RG, CNH, CTPS; Certidões de Nascimento ou Casamento são aceitas exclusivamente para títulos novos) e comprovante de residência. Para homens que completam 19 anos em 2025, também é necessário apresentar o comprovante de alistamento militar. O procedimento é rápido, gratuito e seguro.
O atendimento da Justiça Eleitoral é disponibilizado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, com exceção de algumas Centrais de Atendimento específicas em algumas localidades. Consulte aqui detalhes de endereço e horários de atendimento em cada local. Dúvidas podem ser sanadas e mais informações podem ser obtidas pelo Disque Eleitor: 0800 647 8191.
Por Nara Assis/Comunicação TRE-MT
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC: homem é preso com quase 3 mil arquivos de pornografia infantil
TCE: parecer favorável à aprovação das Contas 2024 do Governo de MT
CPMI do INSS: senador pede legislação que dê segurança aos aposentados
Assalto violento em fazenda: TJ nega redução de pena
Após incêndio em veículo, Justiça condena empresa de ônibus
Polícia Federal desmantela grupo acusado de crime de moeda falsa
Operação Ruptura da Polícia Civil mira facções em Mato Grosso
Câmara pauta projeto que regula redes sociais para crianças
Decisão: intimação eletrônica equivale à pessoal em processos
42 anos da FCDL-MT: uma trajetória de fortalecimento do comércio e desenvolvimento para Mato Grosso